Prioridades da Fenprof

Com base nas «12 medidas para concretização imediata» e na resolução aprovada na sua anterior reunião, o Secretariado Nacional da Fenprof definiu, nos dias 3 e 4, prioridades para apresentar aos ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e aos secretários de Estado das Comunidades e para a Inclusão. Para pôr desde já em prática, a Fenprof destacou a suspensão do processo de municipalização; o fim da PACC (continua a ser exigida aos candidatos às BCE e falta readmitir para contratação os que a prova excluiu); suspensão do processo PET Cambridge; fim da «requalificação» e reintegração de quem foi colocado nesta situação; o alargamento do período transitório para aquisição de graus académicos, a aplicação da directiva sobre vinculação no Ensino Superior e a suspensão dos efeitos da avaliação da FCT aos centros de ciência.

Foram definidas matérias para negociação urgente, enquanto a reposição salarial e o descongelamento das carreiras serão primeiro abordadas num quadro mais abrangente.

Um alerta muito forte foi deixado quanto ao grave atraso no pagamento aos docentes do ensino artístico especializado.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

A «onda» desfeita

A suspensão das greves parciais no Metropolitano de Lisboa, decidida pelos trabalhadores maquinistas em plenário esta segunda-feira, veio demonstrar que «há uma opção ao conflito», comentou a Fectrans/CGTP-IN.

Fórum Ferroviário

O Salão do Clube Ferroviário (Rua de Santa Apolónia, n.º 59, Lisboa) acolhe, no dia 17, às 10 horas, o Fórum Ferroviário, promovido pelas comissões de trabalhadores da CP – Comboios de Portugal e da EMEF – Empresa de Manutenção de...

Concentração de solidariedade

Hoje, às 9 horas, está prevista uma acção de dirigentes e activistas sindicais junto ao Hotel Sheraton (Rua Latino Coelho, Lisboa), contra o despedimento de duas trabalhadoras de andares, respectivamente, dirigente e ex-delegada sindical, recentemente mães. Com este despedimento, por...