Contactos na Península de Setúbal

Criar mundos de igualdade

No dia 20, Edgar Silva visitou as instalações da Lisnave, na Mitrena, contactou com os trabalhadores à porta da Visteon, em Palmela, e participou em duas sessões públicas: no Seixal e na Baixa da Banheira.

Defender os direitos das mulheres passa por lutar contra a exploração

A Galeria Augusto Cabrita da Biblioteca Municipal do Seixal acolheu, no dia 20, uma sessão sobre os direitos das mulheres, promovida pela candidatura de Edgar Silva à Presidência da República. À dinamização da mandatária concelhia, Corália Loureiro, e ao repto lançado pela sala cheia e interessada, respondeu o candidato comunista com uma forte intervenção em defesa dos direitos das mulheres. 
Recordando a reunião recente que teve com a direcção do Movimento Democrático de Mulheres, ao qual se referiu como estando na «linha da frente», na «vanguarda» dessa luta, referiu-se também à visita efectuada nessa sexta-feira à Visteon, em Palmela, onde 80 por cento dos trabalhadores são mulheres e se confrontam com a realidade da precariedade, da insegurança laboral e da exploração. A este propósito, fez um tributo a todas elas, «às que resistem e lutam por uma sociedade mais justa, com igualdade de direitos» e sublinhou a necessidade de se combater a exploração da mulher na prostituição, nas redes de tráfico, o que «exige uma intervenção consequente, corajosa e audaz».
Reconhecendo que muito está por fazer na criação de universos de igualdade, Edgar Silva sublinhou a actualidade deste desafio e o facto de o Presidente da República não ter sido «um paladino na intervenção da pedagogia da igualdade».
Antes do turno de intervenções da assistência, pautadas pela defesa dos direitos das mulheres e pelo apoio ao candidato, Edgar Silva teceu ainda fortes críticas ao actual PR por não «dar voz à justa luta das mulheres», não «educar para os valores da democracia», não «mobilizar vontades a nível internacional na defesa de valores e direitos».

«Do lado certo»

O Clube União Banheirense «o Chinquilho», na Baixa da Banheira (Moita), teve ginásio cheio para receber o candidato comunista à Presidência da República, numa sessão em que foram vincadas as marcas distintivas da candidatura. Tendo como referência o programa do dia, em que se incluiu as visitas efectuadas à Lisnave e à Visteon, Edgar Silva afirmou que a sua candidatura está «do lado certo, o da força do trabalho» e perguntou que «outras candidaturas se importam com o mundo do trabalho e dos trabalhadores». No espaço de debate com o público, chamou a atenção para o aumento da pobreza, da exclusão social e da miséria, num contexto em que as crianças são as mais afectadas, e acrescentou: «Não somos chamados a ter pena ou fazer caridade, mas sim a exigir políticas que garantam os direitos fundamentais de quem vive neste País.»

Na Lisnave e Visteon

Num dia dedicado à Península de Setúbal, Edgar Silva começou por visitar a Lisnave, importante estaleiro de reparação naval situado na Mitrena, em Setúbal. Acompanhado pelo mandatário concelhio, Nuno Costa, e por uma comitiva que integrava vários activistas, o candidato reuniu-se com a administração da empresa, com dirigentes sindicais e da comissão de trabalhadores. Seguiu-se um almoço no refeitório, onde teve oportunidade de conversar com os trabalhadores, e uma passagem pela principal doca seca e doca hydroglift em plena actividade.
Depois, em Palmela, Edgar Silva contactou trabalhadores da Visteon na mudança de turno.




Mais artigos de: Presidenciais

Candidatura indispensável <br/>para os trabalhadores

Edgar Silva reafirmou, no dia 19, o compromisso de defender os direitos dos trabalhadores num encontro em que os seus representantes valorizaram a candidatura e fizeram um retrato de diversos sectores de actividade, fortemente atingidos pela política de direita.

Conhecer as aspirações <br/>das populações

As potencialidades produtivas do Algarve, o ambiente, as opções urbanísticas e de desenvolvimento, a pobreza, o desemprego e a exclusão social foram alguns dos temas abordados por Edgar Silva nos contactos que estabeleceu, no dia 18, com populações e instituições de vários concelhos algarvios.

Aproveitar os recursos do País

Na segunda-feira, 23, Edgar Silva participou, no Porto, num encontro com intelectuais e artistas; seguiu-se um jantar em Matosinhos, onde defendeu a aposta na produção nacional e uma distribuição mais justa da riqueza.

Em cada apoiante<br>um mandatário

Na sessão pública com Edgar Silva que, no dia 19, juntou mais de centena e meia de apoiantes na Sociedade 1.º de Maio, em Tires (Cascais), muitos foram aqueles que quiseram intervir, colocar questões e dar a sua opinião sobre a candidatura e a situação política...

Mandatários no Porto<br>Açores e Braga

Valdemar Madureira é mandatário da candidatura de Edgar Silva à Presidência da República no distrito do Porto, informou o gabinete de imprensa da candidatura no dia 19. Albino Valdemar Ferreira Madureira, economista, de 71 anos, é natural de Vila do Conde e reside em...