PORTO

Deputados em acção

Uma delegação do PCP composta pelas deputadas do PCP eleitas pelo círculo eleitoral do Porto, Diana Ferreira e Ana Virgínia, e pelo membro da Comissão Política do Comité Central Jaime Toga, esteve reunida no dia 13 com a Administração Regional de Saúde do Norte, com o objectivo de avaliar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde na região. Ambas as delegações concordaram na avaliação das consequências negativas, para o SNS, do facto de não ter sido garantido concurso para a colocação total dos 102 novos médicos especialistas de Medicina Geral e Familiar, ficando 28 sem colocação.

Também os cortes efectuados pelo Governo PSD/CDS no transporte de doentes não urgentes foi criticada pelas duas estruturas por afastar milhares de utentes do acesso aos cuidados de saúde. O PCP ficou ainda a saber pelos responsáveis pela ARS Norte da manutenção de limitações à contratação de profissionais e do recurso a empresas de trabalho temporário para a colocação de médicos.

O PCP manifestou, nessa reunião, a sua «especial preocupação quanto ao futuro do Hospital de Santo Tirso», que o Governo PSD/CDS pretende entregar à Misericórdia. Assim que se iniciarem os trabalhos parlamentares, o PCP proporá a reversão deste processo de alienação do Hospital de Santo Tirso a privados, esperando que outras forças cumpram os compromissos que assumiram na campanha eleitoral. 



Mais artigos de: Breves PCP

Direito de resposta

O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP enviou ao Diário de Aveiro uma mensagem ao abrigo do «direito de resposta», previsto na lei. Em causa estava o editorial desse jornal, na edição de 14 de Outubro (replicado, aliás,...