Solidariedade com luta dos povos
Delegações do PCP participaram recentemente na ManiFiesta, do Partido do Trabalho da Bélgica, na festa do Partido Comunista de Espanha e na festa do L´Humanité, do Partido Comunista Francês.
A luta contra a austeridade é um objectivo comum
Nos dias 18 e 19 de Setembro, realizou-se na cidade belga de Bredene a sexta edição do ManiFiesta, a festa da solidariedade organizada pelo jornal Solidaire do Partido dos Trabalhadores da Bélgica (PTB) e pela rede «Médecine pour le Peuple», que este ano contou com mais de 13 mil visitantes.
O PCP voltou a participar com um pavilhão onde se pôde visitar uma exposição relativa às eleições legislativas em Portugal, bem como uma exposição sobre a 39.ª edição da Festa do Avante!. Muitos foram os visitantes que puderam ainda saborear um cálice de vinho do Porto e um pastel de nata.
Gerardo Hernándes, um dos cinco patriotas cubanos libertado das prisões dos EUA, e Adriana Perez, sua companheira, foram convidados da edição deste ano, tendo agradecido a solidariedade que contribuiu para a vitoriosa libertação e reafirmado a continuação da luta, e da mais ampla solidariedade internacional, pelo fim do criminoso embargo dos EUA a Cuba e pela saída dos EUA da base de Guantánamo.
Nesta edição foi debatida a questão dos refugiados na Europa, o Tratado Transatlântico entre a União Europeia e os EUA (TTIP) e a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21) que decorrerá entre 30 de Novembro e 11 de Dezembro.
Peter Mertens, presidente do PTB, no seu discurso durante o momento mais alto do Manifiesta, apelou à participação na manifestação sindical marcada para ontem, 7 de Outubro, em Bruxelas, contra as medidas anti-sociais e o plano de austeridade do governo belga.
Na Festa do PCE
Uma delegação do PCP participou na Festa do PCE que se realizou nos dias 18, 19 e 20 de Setembro, em Madrid.
Nesta festa, Luís Fernandes, membro do Comité Central do PCP, teve oportunidade de intervir num debate sobre o 70.º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo, onde participaram também representantes do Partido Comunista da Federação Russa e do PCE.
O PCP, em conjunto com a JCP, dinamizou um stand onde divulgou diversos materiais do PCP, da JCP e da CDU.
A delegação esteve presente no Comício da festa e num encontro das delegações estrangeiras com José Luis Centella, secretário-geral do PCE.
Na sua intervenção, José Luis Centella reafirmou como tarefa fundamental do PCE o fazer frente, nas ruas, nas empresas, na universidade, às medidas autoritárias, à repressão que estão a sofrer todos os que se manifestam, que «dão a cara», contra as agressões do capital.
O secretário-geral do PCE classificou de cínicos todos aqueles que falam do fim da crise em Espanha, quando há milhões de pessoas que não conseguem resolver os seus problemas mais básicos e quando a economia espanhola está cada vez mais dependente e com menos capacidade produtiva.
Afirmou igualmente que o objectivo dos que falam da saída da crise são os que beneficiam dela para baixar salários, acabar com direitos laborais e para privatizar o pouco que resta nas mãos do Estado.
Com vista às próximas eleições, o PCE está empenhado na construção de uma ampla unidade popular com todos aqueles que exigem rupturas e uma alternativa.
Na Festa do L'Humanité
Nos dias 11, 12 e 13 de Setembro realizou-se em Paris a 80.ª edição da Festa do L’Humanité, na qual uma delegação do PCP esteve presente.
A festa do jornal L'Humanité é um grande evento cultural de massas, mas também um acontecimento político que conta com a participação das organizações regionais do Partido Comunista Francês (PCF) e de dezenas de partidos comunistas e progressistas do mundo.
O PCP participou com um stand com as exposições sobre as eleições legislativas em Portugal, para além de uma zona de restauração.
Os visitantes puderam usufruir das muitas iniciativas, como: concertos musicais, actividades desportivas, actividades para crianças, degustar gastronomia francesa e do mundo, participar nos mais diversos espaços de debate.
Na festa foi debatida a questão dos refugiados na Europa, a luta contra as políticas de austeridade e as alterações ao código do trabalho, a defesa da paz no mundo, os problemas ambientais e climáticos, entre outros.
A delegação do PCP participou no debate «Os 50 anos da Conferência Tricontinental – As questões da solidariedade anti-imperialista», onde também esteve presente Gerado Hernandez.
No comício de encerramento da festa, o secretário nacional do PCF, Pierre Laurent, destacou a importância das eleições regionais francesas no próximo mês de Dezembro. O PCF concorrerá no âmbito da Frente de Esquerda. Na sua intervenção denunciou a política de austeridade e intervencionista do presidente da França, François Hollande, e do Partido Socialista Francês.