Agência Rossia Segodnia alvo de sanções

A Rússia exigiu esta terça-feira explicações ao Reino Unido pelo encerramento da conta bancária da agência de notícias Rossia Segodnia (Rússia Hoje) no banco britânico Barclay's em Londres.

Um comunicado do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros, citado pela Prensa Latina, pede esclarecimentos sobre a medida unilateral implementada no dia 8, sem aviso prévio e sem dar explicações sobre o destino do dinheiro depositado na referida conta. A agência, formada recentemente para agrupar vários órgãos de informação russos, fica desta forma impossibilitada de desenvolver a sua actividade jornalística.

O congelamento inusitado da conta não pode ser desligado do facto de o director geral da Rossia Segodnia ser Dmitri Kisiliov, que a União Europeia incluiu na «lista negra» de pessoas alvo de sanções e proibidas de viajar para o espaço da UE. Kisiliov foi incluído na referida lista, com mais de 100 personalidades russas, por a União Europeia considerar que a sua forma de informar sobre os acontecimentos na Ucrânia favorecia a posição russa de rejeição do governo golpista de Kiev. As sanções incluem o encerramento de contas e o confisco de bens depositados nos países da UE.

Em carta dirigida ao governo britânico, Dmitri Kisiliov faz notar que é difícil falar de liberdade de imprensa e de democracia no Reino Unido quando se impede o trabalho de uma das mais importantes agências de imprensa do mundo.




Mais artigos de: Internacional

Acordo assinado em Viena

O Irão e o Grupo 5+1 (as potências com assento permanente no Conselho de Segurança mais a Alemanha) assinaram um acordo sobre o programa nuclear iraniano, anteontem, 14, em Viena.

Cooperação avança

Convergência de pontos de vista e o desejo de intervir mais activamente nas questões de interesse global marcam as conclusões da 7.ª cimeira dos BRICS, realizada dia 9, em Ufá, na Rússia.

Africom instala-se no Sul de Espanha

O comando militar dos Estados Unidos para África, o Africom, reforçou a sua base em Morón de la Frontera, em Sevilha. A base aérea passa a ser permanente e a dispor de mais marines. Nesse sentido, os governos de Washington e Madrid modificaram à pressa...