Protestos nas Honduras

Mais de 30 mil pes­soas, se­gundo a es­ti­ma­tiva da opo­sição pro­gres­sista, ci­tada pela AFP, ma­ni­fes­taram-se, sexta-feira, 19, pela quarta se­mana con­se­cu­tiva, na ca­pital das Hon­duras, exi­gindo a de­missão do pre­si­dente. A con­tes­tação a Juan Or­lando Her­nandez subiu de tom há cerca de um mês quando o chefe de Es­tado foi en­vol­vido num es­cân­dalo de desvio de fundos pú­blicos.

Desde então, os pro­testos não têm ces­sado, tendo como rei­vin­di­cação cen­tral a des­ti­tuição do pre­si­dente, sus­peito de ter des­viado 264 mi­lhões de euros dos co­fres do sis­tema es­tatal de saúde, 79 mi­lhões dos quais terão sido ca­na­li­zados para a sua cam­panha elei­toral, em 2013. O su­frágio foi con­si­de­rado frau­du­lento pela can­di­data das forças de­mo­crá­ticas, Xi­o­mara Castro, es­posa do pre­si­dente hon­du­renho der­ru­bado num golpe de Es­tado em 2009.




Mais artigos de: Internacional

Alerta no Equador

O pre­si­dente equa­to­riano ad­vertiu, sá­bado, 20, para a pre­pa­ração de uma in­ten­tona vi­sando der­rubar o go­verno e chamou o povo à de­fesa do pro­cesso pro­gres­sista em curso no país.

O cúmplice de Dylann Roof

Antes de Dylann Roof, de 21 anos, começar o massacre, sentou-se, durante quase uma hora, com o grupo de estudos bíblicos da Igreja episcopal Emanuel, o principal local de culto da comunidade afro-americana de Charleston, Carolina do Sul. Fundada há 199 anos por Denmark...

Prisões da miséria

Os palestinianos detidos em prisões israelitas enquanto aguardam julgamento pelos tribunais militares são tratados como se tivessem sido já condenados, uma violação de direitos que acresce ao facto de serem presentes a tribunais militares, de poderem permanecer por longos anos sob...