Reflectir para transformar
A Festa do Avante! é, também, um grande momento de debate e troca de ideias e perspectivas sobre o País e o mundo, ou não fosse o PCP uma força que se propõe transformar a sociedade. Para tal, é preciso estudar, discutir e aprofundar conhecimentos. Em vários espaços da Festa é possível fazê-lo.
Fórum (Espaço Central)
Sexta-feira, 5
21h00: «Funções sociais do Estado, qualidade de vida e justiça social», com Fernanda Mateus, Jorge Pires, Dias Coelho, Paula Santos e Alma Rivera.
Sábado, 6
15h00: «Crise do capitalismo, agravamento da exploração e direitos dos trabalhadores», com Francisco Lopes, Jaime Toga, Jorge Machado, Filipa Costa e Armando Farias.
18h00: «Revolução portuguesa, acontecimento maior do século XX em Portugal», com Albano Nunes, Manuela Bernardino, Vladimiro Vale, Rui Fernandes e Débora Santos.
21h00: «Por uma política patriótica e de esquerda – alternativa política e política alternativa», com Jorge Cordeiro, João Oliveira, Pedro Guerreiro e Patrícia Machado.
Domingo, 7
15h00: «A dívida, o euro, a banca e a defesa dos interesses nacionais», com Vasco Cardoso, Agostinho Lopes, Paulo Sá e João Ferreira.
Auditório (Espaço Central)
Sexta-feira, 5
21h00: «Emigração e novos emigrantes», com Rosa Rabiais, Manuel Beja e João Ramos.
Sábado, 6
15h00: «Pôr Portugal a produzir, afirmar a soberania nacional», com João Frazão, Ângelo Alves e Fernando Sequeira.
18h00: «25 de Abril e os direitos das mulheres», com Manuela Pinto Ângelo, Rita Rato e Odete Santos.
21h00: «40 anos do Salário Mínimo Nacional», com Paulo Raimundo, Avelino Gonçalves e João Silva.
Domingo, 7
15h00: «Constituição da República e regime democrático», com Carlos Gonçalves, José Neto e António Filipe.
À conversa com... (Espaço Central)
Sexta-feira, 5
21h00: «PCP – Partido da resistência, Partido de Abril, um projecto de futuro», com Armindo Miranda, Octávio Augusto e Cátia Lapeiro.
Sábado, 6
15h00: «Avante! – ao serviço dos trabalhadores e do povo português», com Manuel Rodrigues e Graça Osório.
18h00: «Luta, resistência e fuga das prisões fascistas», com Domingos Abrantes e José Pedro Soares.
21h00: «Nacionalizações – pela Revolução de Abril e a democracia», com José Capucho, Sérgio Ribeiro e Eugénio Rosa.
Domingo, 7
15h00: «Reforma Agrária, a mais bela conquista da Revolução», com Luísa Araújo, Victor Rodrigues e António Neves Borges.
Palco Solidariedade (Espaço Internacional)
Sábado, 6
17h00: «A questão palestiniana, o Mediterrâneo e o Médio Oriente», com a participação do Partido Comunista Português, Partido Progressista do Povo Trabalhador do Chipre (AKEL), Partido Comunista Libanês, Partido do Povo Palestiniano, Frente Popular de Libertação da Palestina e Partido Comunista da Síria.
Domingo, 7
15h00: «A crise do capitalismo e a luta pela paz», com a participação do Partido Comunista Português, Partido Comunista de Cuba, Partido Comunista de Espanha, Partido Comunista da Federação Russa e Partido Comunista da Índia.
Espaço Ciência
Sexta-feira, 5
21h00: «Sexualidade na comunicação social e publicidade», com moderação de Joana Dinis e intervenção de Duarte Vilar e Regina Marques.
Sábado, 6
15h00: «Sexualidade – identidades, direitos e liberdade», com moderação de Luís Vicente e intervenção de Allen Gomes, Raquel Freire e Sérgio Vitorino.
18h00: «Educação sexual na família e no sistema de ensino», com moderação de Emília Costeira e intervenção de Luís Hermenegildo e Sandra Benfica.
Domingo, 7
15h00: «Sexualidade “astronómica”», com moderação de Anabela Silva e intervenção de Ana Maria e Máximo Ferreira.
Cidade da Juventude
Sábado, 6
14h30: «Precariedade, desemprego, emigração, abandono escolar – Não tem de ser assim», com Rita Rato, Filipa Costa, Maria Almeida e Sofia Lisboa.
Domingo, 7
14h30: «40 anos do 25 de Abril: valeu, vale e valerá sempre a pena lutar!», com Francisco Pereira, Raúl Ramires, Paulo Costa e Valter Cabral.
Avanteatro
Sábado, 6
16h00: «O teatro é uma arma?».
Espaço Mulher
Domingo, 7
15h00: «Catarina Eufémia e a luta das mulheres», com Regina Marques, Eulália Miranda e Joana Antunes.
Café Concerto de Lisboa
Sábado, 6
15h00: «1944/1974/2014 – resistência e luta, caminho da vitória», com moderação de Joana Dias Pereira e intervenção de Américo Nunes, Libério Domingues e Ana Mesquita.
17h00: «Apresentação do “Caderno Vermelho”: o sentido actual da resistência cultural», com André Albuquerque e Manuel Gusmão.
Domingo, 7
15h00: «Cultura, ciência e informação – terrenos de luta pela alternativa», com moderação de Bruno Carvalho e intervenção de André Levy, Fernando Correia e Domingos Lobo.
Palco Setúbal
Sábado, 6
15h00: «As nacionalizações na Revolução de Abril e no futuro de Portugal», com Carlos Fernandes, José Lourenço, Frederico Pereira e Rogério Caeiro.
Domingo, 7
15h00: «Em luta pela devolução das freguesias ao povo», com moderação de João Armando Santos e intervenção de Nuno Costa, Ana Porfírio e Francisco Jesus.
Espaço Alentejo
Sábado, 6
17h30: «Alentejo precisa urgentemente de um plano de intervenção económico e social», com Pós de Mina, Diogo Júlio, João Ramos, Diamantino Dias e Margarida Santos.
Palco de Braga
Sábado, 6
15h00: «Os valores de Abril no futuro de Portugal – a luta dos comunistas no distrito de Braga», com Jorge Matos, Joaquim Daniel e Carla Cruz.
Espaço do Porto
Sábado, 6
11h00: «Revolução de Abril: apontamentos de História, sementes para o futuro!», com João Pires e Avelino Gonçalves.
Momentos de solidariedadeSábado, 6
14h30: solidariedade com o povo da Palestina (Lisboa).
16h00: solidariedade com a Venezuela Bolivariana (Alentejo).
18h00: solidariedade com o povo da Ucrânia (Viana do Castelo).
19h00: solidariedade com Cuba, com René González, um dos Cinco patriotas cubanos (Setúbal).
Domingo, 7
11h00: solidariedade com Cuba, com René González, um dos Cinco patriotas cubanos (Espaço Internacional).
11h00: solidariedade com o povo da Colômbia (Porto).
15h00: solidariedade com o povo Saharaui (Braga).