A luta dá resultados na CML

Terminaram no dia 21, numa reunião mantida entre o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) e a Câmara Municipal, as negociações iniciadas a 12 de Junho, na sequência da luta levada a cabo pelos trabalhadores.
Em comunicado, o sindicato afirma que, fruto do longo processo negocial, se chegou a acordo sobre diversas matérias que eram alvo de reivindicação – algumas das quais conheceram resposta positiva durante o período de negociações, como a admissão de cantoneiros de limpeza, o pagamento do trabalho extraordinário que ultrapassou os 60 por cento da remuneração (limite estipulado por lei) no trabalho de remoção de lixo e a conclusão de obras de melhoramentos no posto do Restelo.

O STML sublinha que os múltiplos compromissos referidos no comunicado são «avanços que importa valorizar» e que só foi possível alcançar graças à luta desenvolvida pelos trabalhadores. «Esta é mais uma prova de que juntos somos mais fortes e de que só lutando conseguimos alcançar os nossos objectivos e defender os nossos direitos», afirma o sindicato.

Resultados da luta

Entre outros aspectos, foi acordado que: apenas os trabalhadores que se voluntariaram para o efeito serão transferidos para as juntas de freguesia (JF), na segunda fase do processo de transferência de competências; abrir concursos, em 2014 e 2015, para a admissão de trabalhadores de categorias em falta; pagar a todos os trabalhadores o suplemento nocturno sobre o trabalho extra realizado neste período, a partir de 10 de Junho; as férias vencidas, acumuladas e não gozadas dos trabalhadores que transitaram para as JF serão pagas pela CML; as folgas acumuladas pelos trabalhadores que transitaram para as JF serão comunicadas pela CML às JF, sendo negociada a efectivação do seu gozo; pagar aos trabalhadores acidentados e com doenças profissionais desde Janeiro de 2013 a média de trabalho extraordinário dos últimos 12 meses até final de Agosto 2014; emitir Declaração de Fundos Disponíveis em Agosto 2014 para a aquisição de botas de Inverno para a remoção de lixo; identificar necessidades prementes de fardamentos e equipamentos de protecção individual com vista à sua aquisição faseada até ao final do ano; realizar obras em várias instalações da CML.




Mais artigos de: Trabalhadores

Agosto também é de luta

A perpetuação do roubo dos salários e das pensões e a estratégia do Governo para fazer passar desapercebidos, na canícula, alguns dos mais graves ataques aos direitos não vão ficar sem resposta.

Trabalhadores contestam rumo de destruição

Uma concentração frente à sede da Metro do Porto denunciou a entrega das oficinas da EMEF de Guifões à Refer, que poderá levar ao seu encerramento e ao despedimento de 60 trabalhadores.

Em luta contra a exploração

Trabalhadores da Administração Pública com contratos de emprego-inserção concentraram-se frente ao Ministério do Emprego para dizer «basta» à exploração e exigir trabalho digno e com direitos.

Novo CCT nos têxteis <br>rompe bloqueio

Ao cabo de dois anos de bloqueio imposto por todas as associações patronais à negociação dos contratos colectivos de trabalho (CCT) do sector, a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de...

Luta forte nos CTT

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações fez um balanço «francamente positivo» da primeira semana de greves parciais nas três centrais de tratamento de correio (centros de produção e logística do Sul,...

Hoje, em luta

LUSA Uma delegação da Fectrans desloca-se às instalações da Autoridade para as Condições do Trabalho para se tentar reunir com o inspector-geral. Em causa está a necessária intervenção da ACT face à...