Luta nos transportes em Itália

Greve contra privatizações

Uma greve nacional dos transportes, dia 30, provocou fortes perturbações na circulação de autocarros, metros, eléctricos e nas ligações aéreas em toda a Itália.

Image 16079

A central sindical USB, que convocou a jornada de luta em protesto contra uma série de processos de privatização de empresas municipais, congratulou-se com a forte adesão, «acima das expectativas», considerando que se tratou de um «sinal forte» dado pelos trabalhadores do sector.
Na capital a rede de autocarros urbanos e regionais esteve parada a 60 por cento, enquanto em Milão os níveis de adesão rondaram os 40 por cento, registando-se percentagens semelhantes em todas as grandes cidades do país.
Atrasos e cancelamentos de voos verificaram-se nos aeroportos de Roma (Fiumicino e Ciampino), na sequência da greve dos trabalhadores de terra, no- meadamente na área das cargas e bagagens.
Situação idêntica ocorreu nos aeroportos milaneses de Linate e Malpensa, obrigando as compa- nhias Alitalia e Air One a reduzir o número de voos.
Desemprego cresce
Entretanto a  taxa de desemprego em Itália atingiu os 13,6% no primeiro trimestre deste ano, o valor mais elevado desde 1977, ano em que os registos trimestrais foram criados, informa a Euronews.
Os jovens entre os 15 e os 24 anos são os mais atingidos, com o desemprego jovem a atingir os 46%, valor que no Sul da Itália sobe para um nível ainda mais dramático: 60,9% dos jovens que integram a população activa não têm trabalho.
A seguir à Espanha e à Grécia, Itália é o país que apresenta a taxa de desemprego jovem mais alta da União Europeia.
A taxa de desemprego geral aumentou 0,8% no primeiro trimestre em com- paração com o mesmo período do ano passado. Nos primeiros três meses de 2014, havia 3 487 000 pessoas sem trabalho.
O ministro do Trabalho, Giuliano Poletti, diz que o objetivo do Governo é reduzir o desemprego até ao final do ano.



Mais artigos de: Europa

Esquerda no parlamento

O Partido do Trabalho da Bélgica conseguiu pela primeira vez, dia 25, eleger deputados para os parlamentos da Valónia e de Bruxelas, conquistando ainda dois lugares no parlamento federal.

Um terço dos gregos<br> tem impostos em atraso

Cerca de um terço dos contribuintes gregos não cumpre as suas obrigações fiscais, segundo dados do Ministério das Finanças, citados, dia 27, pela agência AFP. O governo helénico mostra-se preocupado com o aumento exponencial do número de incumpridores...

Rajoy baixa IRC

O primeiro-ministro de Espanha, Mariano Rajoy, revelou anteontem, 3, que o seu governo se prepara para baixar a taxa do imposto sobre os lucros das empresas de 30 para 25 por cento. Intervindo no «Spain Summit», encontro promovido pela revista The Economist, Rajoy prometeu também uma...

PCG conquista quatro municípios

No passado dia 25 de Maio – e simultaneamente com as eleições para o Parlamento Europeu – realizou-se na Grécia a segunda volta das eleições municipais e regionais. O Partido Comunista da Grécia participou no quadro do «Agrupamento Popular».Recorde-se que...

Estamos mais fortes!

Saímos destas eleições com cerca de 416 mil eleitores que depositaram a sua confiança na luta que travamos. Os objectivos a que nos propusemos – maior percentagem, mais votos e mais eleitos – foram atingidos e todos nos devemos orgulhar desta...