Encerramento de serviços
Os eleitos do PCP nos órgãos autárquicos de Portalegre vêem com muita preocupação a forte possibilidade de encerrarem mais quatro escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico no concelho: Alagoa, Caia, Carreiras e Vale Cavalos. Para os comunistas, esta decisão do Executivo PSD/CDS é «mais um desinvestimento» para o concelho que vai afastar as «pessoas dos lugares que sempre habitaram». «A esta perspectiva negativa associa-se uma ausência de estratégia política de desenvolvimento estratégico e global por parte do executivo da Câmara de Portalegre, que não age de forma a defender o interesse das populações e das crianças do concelho», acusam, em nota de imprensa, os eleitos do PCP.
Também os equipamentos de saúde de Serzedo e Perosinho estão em perigo de encerrar. «Com a extinção das freguesias, o Governo prepara-se para reduzir os equipamentos de saúde, uma medida que veio confirmar as consequências da Reforma Administrativa, denunciada diversas vezes pelo PCP e pela CDU», referem, em nota de imprensa, os comunistas de Vila Nova de Gaia.
Em Avindes, a reorganização da rede escolar da Freguesia prevê igualmente o encerramento das escolas primárias do Palheirinho, de Fontiela e de Espinhaço, o que obrigará à deslocação de dezenas de alunos para outras escolas e abre caminho para uma situação de desigualdade e injustiça.