70 anos de uma jornada histórica

O PCP está a as­si­nalar o 70.º ani­ver­sário das greves de 8 e 9 de Maio de 1944 na re­gião de Lisboa e no Baixo Ri­ba­tejo. Estas pa­ra­li­sa­ções, con­vo­cadas e di­ri­gidas pelo Par­tido, mo­bi­li­zaram mi­lhares de pes­soas que re­cla­mavam pão e gé­neros, num mo­mento mar­cado pelos açam­bar­ca­mentos e pelo desvio de re­cursos ali­men­tares para a Ale­manha nazi e para a Es­panha fran­quista.

As greves de Maio de 1944 in­se­riram-se numa vaga de lutas que, desde o início da dé­cada, aba­laram o re­gime fas­cista. No ano an­te­rior, em Julho e Agosto, cerca de 50 mil ope­rá­rios das duas mar­gens do Tejo ti­nham já pa­ra­li­sado, le­vando o go­verno fas­cista a con­si­de­rá­veis re­cuos. A este re­cru­descer das lutas ope­rá­rias não foi alheia a re­or­ga­ni­zação do PCP ope­rada nos pri­meiros anos da dé­cada, na qual Álvaro Cu­nhal teve um papel de­ter­mi­nante.

Aos ope­rá­rios em greve jun­taram-se os cam­po­neses; juntos ru­maram às sedes dos con­ce­lhos, no­me­a­da­mente em Loures e Vila Franca de Xira, em­pu­nhando ban­deiras ne­gras. A re­pressão foi brutal, mas o fas­cismo teve que fazer ce­dên­cias.

Das co­me­mo­ra­ções fazem parte uma ex­po­sição te­má­tica, um con­junto de de­bates (no­me­a­da­mente o do pró­ximo dia 4 de Junho, no Centro de Tra­balho Vi­tória) e a re­a­li­zação de duas mar­chas, hoje e amanhã, em Sa­cavém e Alhandra, res­pec­ti­va­mente.




Mais artigos de: PCP

DEO agrava roubo<br> de salários e rendimentos

O PCP re­agiu ao anúncio do Do­cu­mento de Es­tra­tégia Or­ça­mental do Go­verno, con­si­de­rando-o «um passo mais na es­ca­lada de roubo dos sa­lá­rios e ren­di­mentos dos tra­ba­lha­dores e do povo».

Inaceitável ingerência

O Secretário-geral do PCP reagiu com um forte protesto ao anúncio da marcação de uma iniciativa da troika para o próximo dia 25, considerando-a uma «ingerência» inaceitável na vida nacional. «O FMI, o BCE e a UE fazem tanta questão de afirmar que...

Grande comício da CDU

A CDU realiza no sábado, 10, um grande comício no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no qual marcarão presença o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, dirigentes das outras componentes da Coligação (Heloísa Apolónia, pelo PEV, e Corregedor da...

Unidade e luta

Uma delegação do PCP esteve no dia 28 de Abril junto às Minas da Panasqueira, numa manifestação de solidariedade com os seus trabalhadores, que realizaram uma greve de dois dias (ver página 19). No documento distribuído valoriza-se a «grandiosa luta na defesa do...