Denunciar problemas
A Associação de Pais da Escola Grão Vasco, de Viseu, alertou, em nota à comunicação social, para os diversos problemas existentes naquela instituição de ensino e exigiu a urgente resolução dos mesmos. A denúncia surge depois de esta Associação de Pais ter reunido, no dia 10, com a Câmara de Viseu, onde informou aquele órgão autárquico que «a escola precisa de obras», nomeadamente nas salas de aula e no interior da instituição. «As escadas estão de tal forma gastas pelo tempo que representam um perigo para quem as utiliza», adverte a Associação de País, que dá ainda conta da «insuficiência de instalações sanitárias para o número de alunos (1002)» e para a «urgente remoção de uma cobertura de amianto que existe na sala de convívio dos alunos».
A escola tem ainda outras necessidades relacionadas com a falta de recursos humanos para a educação especial (NEE), tendo por isso sido solicitado ao Ministério da Educação a colocação de 11 professores especializados. No entanto, apenas foram autorizados dois professores, o que, perante o elevado número de alunos com NEE, «faz com que esses técnicos não consigam dar o apoio necessário e adequado às dificuldades/problemas que os nossos filhos têm», criticam os pais.
Igualmente grave é a falta de Assistentes Operacionais 24, que «não chegam para as reais necessidades da escola», uma vez que para algumas crianças com NEE «são precisos apoios permanentes destes profissionais».