Protesto de utentes
Dezenas de pessoas concentraram-se no dia 23 em Arraiolos para protestar contra o encerramento da repartição de Finanças local e de outros serviços públicos. No local, em declarações à Lusa, José Manuel Pinto, do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, salientou que a repartição de Finanças é «um serviço necessário à população, em virtude das obrigações fiscais a que estão obrigados todos os cidadãos».
«Estes encerramentos retiram um serviço de proximidade e trazem custos acrescidos às populações», afirmou, realçando «as dificuldades de deslocação de uma população envelhecida, a somar à inexistência de uma rede de transportes adequada».
Recorde-se que podem vir a encerrar metade das actuais repartições, ou seja 154 serviços, sobretudo no interior do País. No caso do distrito de Évora, apenas ficam a funcionar, caso este mapa avance, três das repartições de Finanças (Évora, Montemor-o-Novo e Estremoz), fechando as outras 11 actualmente existentes.