China assinala aniversário de Mao
O presidente da China e líder do partido comunista, Xi Jinping, visitou, dia 26, o mausoléu de Mao Tsé Tung, num momento em que por todo o país se assinala os 120 anos do nascimento do histórico revolucionário.
No mesmo dia, discursando no Grande Salão do Povo em Pequim, Jinping evocou Mao e outros dirigentes de gerações anteriores como «grandes figuras» da luta nacional contra a opressão de classe, relatou a agência Xinhua.
O actual chefe de Estado chinês caracterizou Mao Tsé Tung, fundador do Partido Comunista, do Exército Popular de Libertação e da República Popular da China, como «um grande revolucionário, estratega e teórico».
«Mao é uma grande figura que mudou a face da nação e conduziu o povo chinês para um novo destino», realçou Jinping, defendendo uma abordagem histórica correcta para avaliar uma figura histórica.
Os líderes revolucionários não são deuses, mas seres humanos». «Não podemos venerá-los como deuses ou impedir que o povo aponte e corrija os seus erros apenas porque são grandes figuras; tão pouco podemos repudiá-los totalmente e assim apagar as suas realizações históricas apenas porque cometeram erros», considerou Jinping.