Problemas de segurança
Heloísa Apolónia, deputada do Partido Ecologista «Os Verdes», questionou, no início do mês, o Governo sobre os problemas de mobilidade e segurança nas passagens desniveladas da REFER, na Baixa da Banheira, Moita, que apresentam um «conjunto de problemas que colocam em causa a mobilidade e a segurança pública».
«A passagem desnivelada superior da Rua Ville Plaisir possui pequenos muros de alvenaria intercalados com umas barras de ferro obsoletas que distam verticalmente da via-férrea cerca de cinco metros, as quais constituem um perigo para a ocorrência de acidentes provocados por queda por descuido, em particular em relação às crianças que ali passam e brincam», assinala Heloísa Apolónia, referindo, por outro lado, que a Estação de Comboios possui uma passagem desnivelada superior destinada aos peões, bem como elevadores para as pessoas com mobilidade reduzida, mas que um dos elevadores «está avariado e selado desde Maio».
Em relação à passagem desnivelada inferior pedonal da Rua 1.º de Maio, a deputada refere que os elevadores estão «sistematicamente avariados», enquanto a passagem nas Vinha das Pedras «não está de acordo com as disposições legais». «Os moradores da Vinha das Pedras procuram encontrar alternativas. As redes da vedação estão cortadas e as pessoas atravessam directamente a linha férrea, mantendo-se os velhos problemas de segurança», acrescenta.