Berlusconi volta a tribunal

Silvio Berlusconi, o magnata e político de direita italiano, deverá começar a ser julgado num novo caso de corrupção, desta vez por ter subornado um senador para derrubar o governo de Romano Prodi.

A primeira audiência preliminar já foi marcada para 11 de Fevereiro próximo, num Tribunal de Nápoles, em cujo círculo eleitoral Sergio De Gregório foi eleito senador pela Itália dos Valores, partido que integrava a coligação que apoiou o governo de Romano Prodi, entre Maio de 2006 e Maio de 2008.

De Gregório admitiu diante dos juízes e publicamente que Berlusconi lhe pagou três milhões de euros. O intermediário foi o seu antigo sócio, Walter Lavitola, um homem próximo de Berlusconi.

O acordo foi fechado antes das eleições de 2006 e, com efeito, poucos meses depois do escrutínio, De Gregório abandonou a sua bancada e passou-se para a oposição de direita.

Mais tarde, em 2008, o seu voto contribuiu para a queda do governo de Prodi, entretanto já minoritário no Senado, e para o regresso de Berlusconi ao poder.

Sergio De Gregório fez esta confissão no âmbito de um acordo com a justiça que lhe diminuiu a pena de prisão para 20 meses.



Mais artigos de: Breves Europa

Desemprego atinge 6 milhões<br>em Itália

Um estudo do instituto nacional de estatística de Itália (ISTAT), divulgado na passada semana, veio revelar a existência de seis milhões de pessoas em idade activa que se encontram arredadas do mercado de trabalho. O número apurado representa o dobro do desemprego oficial, uma vez...

Poder de compra cai 40% na Grécia

Entre o segundo trimestre de 2008 e igual período deste ano, a população grega perdeu 29,5 por cento do rendimento disponível. Dados publicados, dia 22, pelo Elstat, organismo oficial de estatísticas gregas, revelam ainda que a taxa de inflação acumulada neste...

TEDH anula doutrina Parot

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos anulou, dia 21, a polémica jurisprudência espanhola, conhecida como «doutrina Parot», que era utilizada para alargar a permanência na cadeia, designadamente, de presos políticos bascos. Este procedimento foi aplicado pela primeira vez...