Petição exige fim das comissões bancárias
Uma petição subscrita por mais de 92 mil pessoas foi entregue anteontem, terça-feira, 17, na Assembleia da República, exigindo o fim das comissões nas contas bancárias à ordem.
Segundo a associação de defesa do consumidor (DECO) «estas comissões bancárias prejudicam todos, mas especialmente os que têm menos dinheiro e um saldo médio mais baixo», declarou à Lusa Jorge Morgado, secretário-geral da associação.
No texto dirigido aos deputados, os subscritores lembram que em vez de remunerarem estas contas como antes acontecia, os bancos passaram a cobrar encargos, tendência que se tem acentuado nos últimos anos.
De acordo com os dados recolhidos pela DECO, as comissões de manutenção de conta subiram, em média, mais de 40 por cento desde 2007. A associação considera abusiva esta cobrança uma vez que não tem nenhum serviço associado e penaliza os consumidores com menos recursos.
A DECO salienta ainda que contas à ordem são «imprescindíveis à gestão básica da vida financeira de qualquer cidadão», devendo por isso ser garantidas sem encargos.