Vendas caem em Portugal
As vendas do comércio a retalho recuaram 3,6 por cento, em Maio, no nosso País, face ao mesmo mês de 2012, segundo dados do Eurostat, divulgados dia 3.
O gabinete de estatística europeu refere que a queda em Portugal foi a terceira maior na União Europeia (UE), onde se verificou um ligeiro aumento médio de 0,5 por cento. Na zona euro a queda homóloga foi de 0,1 por cento.
A queda das vendas em Portugal apenas foi superada por Espanha (-6,3%) e pela Roménia (-4,4%), enquanto os maiores aumentos relativos pertenceram à Letónia (8%), à Lituânia (5,8%) e à Estónia (5,1%).
Já em Abril, as vendas no comércio nacional tinham descido dois por cento, não se registando subidas homólogas desde Dezembro de 2012.
A mesma tendência verificou-se na venda de combustíveis que, apesar de um ligeiro aumento em Abril em relação ao mês anterior, acumulam uma queda de 8,8 por cento face ao mesmo mês de 2012.
Em queda desde Dezembro de 2010, quando foram vendidas 6,306 milhões de toneladas, o consumo de GPL, gasolinas e gasóleo está hoje reduzido a 5,233 milhões de toneladas.