Marcha pelos direitos cívicos foi há 50 anos
Uma exposição inaugurada na capital dos Estados Unidos sobre a vida de Martin Luther King deu início às celebrações que decorrem este Verão do 50.º aniversário da «Marcha sobre Washington» pelos direitos cívicos dos negros norte-americanos.
Com a exposição «Uma vida, Martin Luther King Jr», a National Portrait Gallery recorda que o militante dos direitos dos negros assassinado em 1968 «não era apenas um sonhador, mas era também um homem de acção», segundo declarou, dia 3, a comissária da exposição, Ann Shumard.
Prémio Nobel da Paz, Martin Luther King ficou célebre com o seu discurso «I have a dream», em que defendeu o fim da discriminação racial nos Estados Unidos.
A «Marcha sobre Washington» realizou-se em 28 de Agosto de 1963, tendo juntado cerca de 250 mil pessoas. Para assinalar a data estão previstas conferências, o lançamento de um selo e uma marcha em Washington «pelo emprego e pela justiça». A exposição sobre o líder assassinado estará patente até Junho de 2014.