Compromisso com os trabalhadores
Dando seguimento à linha de contactos com associações e instituições do concelho, a candidatura da CDU à Câmara de Braga reuniu, no final de Junho, com a Comissão de Trabalhadores da empresa Jado Iberia, sediada em Nogueira.
Uma gestão municipal mais atenta e preocupada
Com esta iniciativa, a Coligação ficou a conhecer mais de perto a actual situação dos trabalhadores desta empresa, e, de forma mais geral, discutiu as formas de melhorar as condições de vida dos bracarenses, particularmente dos trabalhadores.
Neste sentido, Carlos Almeida, candidato à presidência da Câmara de Braga, afirmou junto dos membros da Comissão de Trabalhadores o compromisso da candidatura da CDU no desenvolvimento de políticas municipais que vão de encontro aos interesses das populações mais desfavorecidas e dos trabalhadores. «Que ninguém tenha dúvidas de que a CDU sabe de que lado se posiciona, de que o compromisso com os trabalhadores, com a sua qualidade de vida, é condição indispensável na nossa candidatura», assegurou Carlos Almeida.
Perante os trabalhadores da Jado Iberia, empresa metalúrgica que já empregou mais de 300 pessoas, e onde agora apenas se mantém cerca de uma centena, consequência da facilitação dos despedimentos promovida pelos sucessivos governos do PS, PSD ou CDS, os candidatos da CDU defenderam ainda uma gestão municipal mais atenta e preocupada com as condições de vida das famílias com menos rendimentos, nomeadamente daquelas que dependem exclusivamente do trabalho por conta de outrem.
Tendo isso em conta, Carlos Almeida sustentou que «a Câmara de Braga deve reduzir as tarifas de transportes, água e saneamento», acrescentando que «também podem ser tomadas medidas de apoio aos trabalhadores no plano da habitação e do ensino».