Denúncia pública
No dia 25, Pedro Carvalho (à esquerda na foto), vereador e candidato a presidente da Câmara do Porto, acompanhado por eleitos e activistas da CDU, visitou a zona da Lapa, na Freguesia de Cedofeira.
Durante a iniciativa foi possível verificar que, apesar das várias denúncias públicas que a CDU tem vindo a realizar e das respectivas propostas apresentadas em sede de executivo municipal, a coligação PSD/CDS continua «sem pôr um prego» nesta zona central da cidade do Porto. «O Bairro Associação de Moradores da Zona da Lapa, constituído por 74 habitações, continua a carecer de investimentos por parte da Câmara e da Junta de Freguesia», acusa, em nota de imprensa, a CDU, depois de ter ouvido os moradores queixarem-se do «mau estado dos arruamentos em cubo de granito, que não tem as pendentes adequadas para o escoamento de águas, pelo que quando chove formam-se “lados” à porta das casas, dificultando a entrada dos moradores». Em algumas situações, adiantaram ainda os moradores, «a pendente acaba por encaminhar a água da chuva para o interior das casas».
Outra situação gritante, observada pela CDU, é «o estado actual do parque infantil e da ludoteca, que foram encerrados há vários anos e permanecem devolutos e a ser vandalizados» e o «completo abandono de espaços públicos comuns, nomeadamente um enorme terreno camarário, usado como trajecto de acesso por utentes do Metro, com vegetação selvagem já com a altura de uma pessoa».
A este terreno, para além dos problemas de mobilidade, acrescem ainda áreas públicas ajardinadas sem tratamento e com muitos ratos.