PARQUE AUTOEUROPA

Preocupações e propostas

 

O PCP promoveu no dia 2 um encontro com ORT do Parque Industrial da Autoeuropa, no qual participou a deputada do Parlamento Europeu Inês Zuber. A reunião teve como objectivo conhecer as preocupações e propostas dos trabalhadores do sector automóvel, e em particular das empresas do Parque Industrial, e dar a conhecer as propostas do PCP e a sua análise à situação política actual. O encontro contribuirá ainda para melhorar a intervenção do PCP no Parlamento Europeu naquilo que se relaciona com a indústria automóvel e os seus trabalhadores.

O principal receio manifestado pelos trabalhadores, face às quebras de produção, é que as ameaças e chantagens em curso visem sobretudo pôr em causa os postos de trabalho e, no seguimento disso, atacar direitos como sejam a diminuição dos salários, o alargamento dos horários ou a imputação aos trabalhadores do custo pelas paragens de produção. Expressa ficou igualmente a necessidade e a validade da luta, pois em várias empresas do Parque foram resolvidos nos últimos tempos casos de precariedade e despedimentos ilegais e alcançados vários acordos que garantem a subida de salários de trabalhadores.

Da parte do PCP, Inês Zuber denunciou as directivas europeias de facilitação e embaratecimento dos despedimentos e de baixa generalizada de salários, ao mesmo tempo que, nos discursos oficiais, se fala de necessidade de crescimento económico e de criação de emprego. Da mesma maneira, transmitiu a solidariedade activa do PCP, nas várias instituições e também no dia-a-dia, com a luta dos trabalhadores, única forma de resolver os seus problemas e derrotar esta política.



Mais artigos de: Breves PCP

Isolamento e desagregação

O PCP reagiu, no dia 4, ao pedido de demissão do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. Numa nota do seu Gabinete de Imprensa, o Partido considera esta demissão uma «inequívoca expressão do isolamento social e da desagregação de um governo...