Carta-aberta

O Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» (PEV) en­viou uma carta-aberta ao pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Oli­veira de Frades, aler­tando-o para vá­rias si­tu­a­ções que os eco­lo­gistas de Viseu iden­ti­fi­caram re­cen­te­mente nas po­vo­a­ções da Fre­guesia de Pi­nheiro, a ne­ces­sitar de in­ter­venção, al­gumas das quais re­cla­madas pela po­pu­lação há vá­rios anos.

De entre as pri­o­ri­dades de in­ter­venção estão a pa­vi­men­tação de três ca­mi­nhos, dois na po­vo­ação do Ral, que dão acesso a ha­bi­ta­ções e um na po­vo­ação de Pa­redes de Gravo (Por­tela), pas­sagem obri­ga­tória para vá­rios re­si­dentes. Estas três in­ter­ven­ções são ex­tre­ma­mente im­por­tantes para me­lhorar a qua­li­dade de vida dos mo­ra­dores e como tal ate­nuar a dis­cri­mi­nação que tem exis­tido em função da área ge­o­grá­fica onde re­sidem.

O PEV su­gere que a pa­vi­men­tação destes ca­mi­nhos, fun­da­men­tais no dia a dia destas pes­soas, se faça em pa­ra­lelos de forma a não im­per­me­a­bi­lizar o solo.

«Como já foi de­mons­trado nou­tras po­vo­a­ções da Fre­guesia e con­celho, os ca­mi­nhos em pedra, para além da óp­tima in­te­gração pai­sa­gís­tica, ne­ces­sitam de pouca ma­nu­tenção, ren­ta­bi­li­zando os custos a médio e longo prazo, quando as obras ini­ciais são re­a­li­zadas por pro­fis­si­o­nais ha­bi­li­tados, como são os fun­ci­o­ná­rios da Câ­mara Mu­ni­cipal afectos a estes ser­viços», su­gerem os eco­lo­gistas, que, na carta-aberta, con­si­deram pre­o­cu­pante a au­sência de va­letas para a dre­nagem de águas su­per­fi­ciais e/​ou a falta de lim­peza das mesmas, «pro­vo­cando vá­rios len­çóis de água nas es­tradas, em muitos casos ar­ras­tando vá­rios se­di­mentos que ficam de­po­si­tados na via, au­men­tando os riscos para a cir­cu­lação au­to­móvel, quer em pe­ríodos de chuva, quer de calor».



Mais artigos de: Breves Nacional

Vandalismo em Lisboa

Na madrugada de domingo a Casa dos Bicos foi alvo de um acto gratuito de vandalismo que resultou na destruição do conjunto de painéis que desde o passado mês de Novembro assinalam os 30 anos da edição de Memorial do Convento e os 90 anos de José Saramago. Em nota de...

Trabalho e honestidade

Miguel Correia, professor e actual eleito na Assembleia de Freguesia de Lordelo, é o candidato da CDU à presidência da Junta de Freguesia de Lordelo. A decisão, tomada por unanimidade, foi anunciada no dia 2 de Abril pela Comissão de Freguesia de Lordelo do PCP, que promete, em breve,...