Jerónimo de Sousa em Viseu

O Governo tem que cair!

Jerónimo de Sousa esteve, domingo, no distrito de Viseu a participar em iniciativas inseridas na campanha nacional «Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda». No almoço realizado na capital do distrito, o Secretário-geral do Partido voltou a defender a demissão do Governo e a convocação de eleições como a primeira medida a tomar para defender o futuro do País.

Para Jerónimo de Sousa, o Governo sente o tempo e o terreno a «fugir-lhe debaixo dos pés» e ensaia uma «manobra, pondo como lebres de corrida os comentadores do costume a anunciar que isto passa por uma remodelação governamental, substituir este ou aquele ministro mais queimado para ganhar um novo fôlego». Mas, acrescentou, «como diz o povo e com razão, remendo novo em pano velho não resulta». Segundo o Secretário-geral do Partido, «enquanto for aplicado esse pacto de agressão no nosso País não há soluções duradouras, não há possibilidade de enveredar pelo caminho do crescimento, do desenvolvimento económico e da criação de emprego».

Antes, Jerónimo de Sousa visitou a Casa de Pessoal da Mina da Urgeiriça, em Canas de Senhorim, onde antes esteve instalada a ENU. Com essa visita, o dirigente do Partido deu a conhecer o projecto de lei apresentado na Assembleia da República pelo PCP que propõe que os ex-trabalhadores da empresa e suas famílias possam receber indemnizações por morte ou doença. Está já cientificamente reconhecido que a morte, por cancro, de trabalhadores das minas de urânio da Urgeiriça se deve à prolongada exposição à radioactividade decorrente da sua actividade profissional. Contudo, os trabalhadores doentes e as famílias dos que faleceram continuam sem receber qualquer compensação.

O projecto de lei que deu entrada no início do mês na Assembleia da República é a reapresentação de um outro, já posto à votação em Setembro de 2012 (tal como outros de semelhante teor apresentados por PEV e BE) e chumbado pela maioria PSD/CDS, com a abstenção cúmplice do PS. Como afirmou Jerónimo de Sousa aos jornalistas, durante a visita do passado domingo, com esta proposta visa-se «restituir a dignidade a quem viveu e morreu a trabalhar, a famílias destroçadas e, nesse sentido, não é de uma reivindicação qualquer que estamos a tratar». O dirigente comunista acrescentou ainda que se esta questão não caiu no esquecimento foi devido à «luta persistente, muito determinada e prolongada, dos trabalhadores e das suas famílias».

O presidente da Associação dos ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, António Minhoto, afirmou aos jornalistas confiar na resolução deste problema a breve prazo.



Mais artigos de: PCP

Resgatar o País da dependência e da submissão

Os 37 anos de política de direita, prosseguida por sucessivos governos (do PS e do PSD, com ou sem o CDS), determinada pelos interesses do grande capital e subordinada à integração capitalista da União Europeia, levaram o País ao declínio...

Sair com condições

É obrigação de um futuro governo que assuma efectivamente a defesa dos interesses nacionais preparar o País para a saída do euro, reafirmou Jerónimo de Sousa num debate realizado na semana passada. 

Gigante do pensamento, camarada de luta

Óscar Lopes, prestigiado homem da Cultura, intelectual comunista, membro do PCP desde 1945 e do seu Comité Central entre 1976 e 1996, faleceu na sexta-feira, aos 95 anos.

Uma vida dedicada ao Partido e ao povo

O Partido perdeu um dos seus mais destacados militantes do Alentejo: João Honrado morreu, na tarde do dia 22, no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, onde se encontrava internado. Nascido em Ferreira do Alentejo, onde foi sepultado, João Honrado foi ao longo da sua...

Previsões falhadas

Num comunicado do seu Gabinete de Imprensa, emitido no dia 22, o PCP comenta a divulgação nesse dia, pela Direcção-Geral do Orçamento, da Síntese da Execução Orçamental dos dois primeiros meses do ano. Este documento permite confirmar desde já um...

PCP defende independência

Uma delegação do PCP, encabeçada pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa, encontrou-se anteontem com a Procuradora-Geral da República, no quadro do normal relacionamento institucional que mantém com órgãos do Estado. Em foco no encontro estiveram as...