Expressão da capacidade realizadora do PCP
Coincidindo com as comemorações do 92.º Aniversário do Partido, entramos igualmente numa fase decisiva da preparação da Festa do Avante!. Está já disponível a EP – Entrada Permanente – para a 37.ª edição da Festa, que terá lugar nos próximos dias 6, 7 e 8 de Setembro na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal.
O êxito da Festa depende da organização do Partido e da JCP
Expressão concreta da capacidade de realização do Partido Comunista Português, a Festa do Avante! é a um acontecimento único e irrepetível, no qual os valores da amizade, camaradagem, fraternidade são uma realidade e onde se vive e respira um ambiente excepcional. O êxito da Festa depende em primeiro lugar da organização do Partido e da JCP, das suas próprias forças, dos seus militantes, amigos e simpatizantes, que tomam nas mãos a execução de uma multiplicidade de tarefas indispensáveis à edificação de uma Festa a cada ano renovada, proporcionadora de novos motivos de atracção para aqueles que não a perdem um ano que seja, e indelevelmente surpreendente para quem decide visitá-la pela primeira vez.
Muitos e diversificados aspectos exigem a atenção da organização do Partido. Desde logo a preparação dos conteúdos políticos e culturais da participação de cada organização regional e sector, a definição da programação dos espaços centrais, a mobilização para os milhares de serviços indispensáveis ao seu funcionamento, a planificação dos projectos e da sua construção que se concretizará mais adiante com o início das jornadas de trabalho, a sua divulgação e promoção e sobretudo a venda da EP.
Comprar já a EP
A EP – Entrada Permanente é um verdadeiro título de solidariedade para com a Festa e o Partido que a realiza. A sua aquisição antecipada é expressão concreta dessa solidariedade. É a venda antecipada da EP que permite tornar cada Festa mais bela que a anterior. É a venda antecipada da EP que permite garantir o êxito da Festa.
Dinamizar a venda da EP constitui uma prioridade para todas as organizações do Partido e da JCP e para cada um dos seus militantes. Alargar a rede de «vendedores», assegurando uma mais ampla distribuição da EP, definir objectivos e metas a atingir, integrar a Festa e a EP na actividade e intervenção geral do Partido, admitir o seu pagamento de formas diversificadas, vencendo constrangimentos, são algumas das formas de consegui-lo.
Muitas vezes se centra a discussão na venda da EP, quando a verdadeira questão que se coloca é a da sua compra. A compra antecipada da EP significa a assunção do compromisso de marcar presença, o compromisso de participar e fazer parte daquela que é a maior riqueza da Festa do Avante!: os milhares de homens, mulheres e jovens que fizeram dela a sua Festa.
A EP dá acesso a três dias ímpares marcados por centenas de espectáculos – do que de melhor se faz na música no teatro, no cinema – pelo desporto, por exposições de artes plásticas, pela ciência, pela gastronomia e artesanato. Pelo contacto com a actividade das organizações do Partido, com os problemas e as lutas travadas de Norte a Sul do País, por dezenas de debates, pela expressão concreta de solidariedade com a luta dos povos no espaço internacional.
Um passo na luta que continua
Na 37.ª edição da Festa do Avante! tem lugar central o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, que assumirá diversas expressões nos espaços da Festa, com particular destaque para a Exposição do Espaço Central.
Realizando-se a poucas semanas das eleições autárquicas, a Festa constituirá também uma oportunidade de conhecer o projecto e trabalho honesto e competente da CDU, de contactar com os seus eleitos e candidatos e de afirmação do que estas eleições representam como possibilidade de dar força a um projecto alternativo para o País com o voto na CDU.
A 37.ª edição da Festa do Avante! realiza-se, talvez, no quadro económico, social e político mais difícil e complexo que os trabalhadores e o povo português enfrentam desde o 25 de Abril, fruto das consequências do pacto de agressão a que PS, PSD e CDS amarraram o País. Por isso a Festa será sem dúvida uma festa da luta que prossegue, um passo mais na afirmação da política patriótica e de esquerda de que o País precisa e que o PCP propõe ao Povo português.