Festa do Avante!

Expressão da capacidade realizadora do PCP

Alexandre Araújo

Coin­ci­dindo com as co­me­morações do 92.º Ani­versário do Par­tido, en­tramos igual­mente numa fase de­ci­siva da pre­paração da Festa do Avante!. Está já disponível a EP En­trada Per­ma­nente para a 37.ª edição da Festa, que terá lugar nos próximos dias 6, 7 e 8 de Se­tembro na Quinta da Ata­laia, Amora, Seixal.

O êxito da Festa de­pende da or­ga­ni­zação do Par­tido e da JCP

Image 12820

Ex­pressão con­creta da ca­pa­ci­dade de re­a­li­zação do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês, a Festa do Avante! é a um acon­te­ci­mento único e ir­re­pe­tível, no qual os va­lores da ami­zade, ca­ma­ra­dagem, fra­ter­ni­dade são uma re­a­li­dade e onde se vive e res­pira um am­bi­ente ex­cep­ci­onal. O êxito da Festa de­pende em pri­meiro lugar da or­ga­ni­zação do Par­tido e da JCP, das suas pró­prias forças, dos seus mi­li­tantes, amigos e sim­pa­ti­zantes, que tomam nas mãos a exe­cução de uma mul­ti­pli­ci­dade de ta­refas in­dis­pen­sá­veis à edi­fi­cação de uma Festa a cada ano re­no­vada, pro­por­ci­o­na­dora de novos mo­tivos de atracção para aqueles que não a perdem um ano que seja, e in­de­le­vel­mente sur­pre­en­dente para quem de­cide vi­sitá-la pela pri­meira vez.

Muitos e di­ver­si­fi­cados as­pectos exigem a atenção da or­ga­ni­zação do Par­tido. Desde logo a pre­pa­ração dos con­teúdos po­lí­ticos e cul­tu­rais da par­ti­ci­pação de cada or­ga­ni­zação re­gi­onal e sector, a de­fi­nição da pro­gra­mação dos es­paços cen­trais, a mo­bi­li­zação para os mi­lhares de ser­viços in­dis­pen­sá­veis ao seu fun­ci­o­na­mento, a pla­ni­fi­cação dos pro­jectos e da sua cons­trução que se con­cre­ti­zará mais adi­ante com o início das jor­nadas de tra­balho, a sua di­vul­gação e pro­moção e so­bre­tudo a venda da EP.

Com­prar já a EP

A EP – En­trada Per­ma­nente é um ver­da­deiro tí­tulo de so­li­da­ri­e­dade para com a Festa e o Par­tido que a re­a­liza. A sua aqui­sição an­te­ci­pada é ex­pressão con­creta dessa so­li­da­ri­e­dade. É a venda an­te­ci­pada da EP que per­mite tornar cada Festa mais bela que a an­te­rior. É a venda an­te­ci­pada da EP que per­mite ga­rantir o êxito da Festa.

Di­na­mizar a venda da EP cons­titui uma pri­o­ri­dade para todas as or­ga­ni­za­ções do Par­tido e da JCP e para cada um dos seus mi­li­tantes. Alargar a rede de «ven­de­dores», as­se­gu­rando uma mais ampla dis­tri­buição da EP, de­finir ob­jec­tivos e metas a atingir, in­te­grar a Festa e a EP na ac­ti­vi­dade e in­ter­venção geral do Par­tido, ad­mitir o seu pa­ga­mento de formas di­ver­si­fi­cadas, ven­cendo cons­tran­gi­mentos, são al­gumas das formas de con­segui-lo.

Muitas vezes se centra a dis­cussão na venda da EP, quando a ver­da­deira questão que se co­loca é a da sua compra. A compra an­te­ci­pada da EP sig­ni­fica a as­sunção do com­pro­misso de marcar pre­sença, o com­pro­misso de par­ti­cipar e fazer parte da­quela que é a maior ri­queza da Festa do Avante!: os mi­lhares de ho­mens, mu­lheres e jo­vens que fi­zeram dela a sua Festa.

A EP dá acesso a três dias ím­pares mar­cados por cen­tenas de es­pec­tá­culos – do que de me­lhor se faz na mú­sica no te­atro, no ci­nema – pelo des­porto, por ex­po­si­ções de artes plás­ticas, pela ci­ência, pela gas­tro­nomia e ar­te­sa­nato. Pelo con­tacto com a ac­ti­vi­dade das or­ga­ni­za­ções do Par­tido, com os pro­blemas e as lutas tra­vadas de Norte a Sul do País, por de­zenas de de­bates, pela ex­pressão con­creta de so­li­da­ri­e­dade com a luta dos povos no es­paço in­ter­na­ci­onal.

Um passo na luta que con­tinua

Na 37.ª edição da Festa do Avante! tem lugar cen­tral o cen­te­nário do nas­ci­mento de Álvaro Cu­nhal, que as­su­mirá di­versas ex­pres­sões nos es­paços da Festa, com par­ti­cular des­taque para a Ex­po­sição do Es­paço Cen­tral.

Re­a­li­zando-se a poucas se­manas das elei­ções au­tár­quicas, a Festa cons­ti­tuirá também uma opor­tu­ni­dade de co­nhecer o pro­jecto e tra­balho ho­nesto e com­pe­tente da CDU, de con­tactar com os seus eleitos e can­di­datos e de afir­mação do que estas elei­ções re­pre­sentam como pos­si­bi­li­dade de dar força a um pro­jecto al­ter­na­tivo para o País com o voto na CDU.

A 37.ª edição da Festa do Avante! re­a­liza-se, talvez, no quadro eco­nó­mico, so­cial e po­lí­tico mais di­fícil e com­plexo que os tra­ba­lha­dores e o povo por­tu­guês en­frentam desde o 25 de Abril, fruto das con­sequên­cias do pacto de agressão a que PS, PSD e CDS amar­raram o País. Por isso a Festa será sem dú­vida uma festa da luta que pros­segue, um passo mais na afir­mação da po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda de que o País pre­cisa e que o PCP propõe ao Povo por­tu­guês.



Mais artigos de: Opinião

O Chipre só tem uma solução!

O desenrolar dos acontecimentos no Chipre, sujeito a um autêntico assalto comandado pela Alemanha por via do Eurogrupo, levanta um sem número de questões. Tentaremos por isso centrarmo-nos apenas em alguns aspectos chave da situação. Uma primeira nota vai para o carácter...

Os confiáveis

O escândalo do roubo às contas particulares dos cipriotas decidido pelos 17 ministros da Economia dos países do Euro, evidenciou que os atilados dirgentes da «Europa Connosco» são aventureiros e, sobretudo, gente nada confiável. Aventureiros porque, julgando velar pelos...

O caminho de Seguro

Seguro não pára: depois da «hora da mudança», ei-lo, frenético, em rota de moção para a mudança… Tudo mentira. Quando anunciou a chegada da «hora da mudança» estava, certamente, a pensar na mudança da hora – que essa, sim,...

Iguais – também na hipocrisia

Coloca-se por vezes a questão de destrinçar as diferenças, por escanzeladas que sejam, entre as forças que apoiam e concretizam a política de direita – PS, PSD e CDS-PP. É claro que, vistas à lupa, descobre-se umas escassas nuances, de tonalidade ou de executante,...

Ler «O Capital»

A recente crise despoletada em Chipre obriga a um esforço de informação. E não é fácil, porque os grandes media fazem com a crise do capitalismo a mesma coisa que fazem com as agressões imperialistas: são parte interessada e cúmplice, e «informam»...