Um grupo de deputados do partido curdo Paz e Democracia visitou, dia 23, o líder do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, Abdullah Ocalan, na ilha prisão de Imrali, na Turquia.
Esta visita, a segunda desde o início das...
O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line
Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana? Inicie sessão
O Tribunal Constitucional da Hungria decidiu, dia 19, anular a lei que proíbe o uso de símbolos comunistas, a par do que sucede com a suástica nazi, em vigor desde 1993. A decisão, noticiada pela EFE, surge depois de o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos ter considerado que a lei limita a...
O candidato da direita e líder do partido Disy, Nicos Anastasiades, venceu, dia 24, a segunda volta das presidenciais no Chipre, obtendo 57,5 dos votos.
Por seu turno, Stavros Malas, um independente apoiado pelos comunistas, recolheu 42,5 dos votos.
A economia da zona euro deverá contrair-se 0,3 por cento em 2013 e o desemprego atingirá o máximo histórico de 12,4 por cento, segundo prevê um estudo conjunto de dez institutos económicos europeus divulgado, dia 20, em Berlim.
O documento do grupo Euroframe constata que «a...
Cerca de 2500 juízes e procuradores, 62 por cento do efectivo, aderiram à greve realizada, dia 20, em toda a Espanha.
A paralisação foi convocada em protesto contra a reforma da administração da Justiça, que prevê a eliminação do número de...
O partido independentista basco Sortu realizou, dia 23, em Pamplona, o seu primeiro congresso, em que participaram cerca de 300 delegados. Para o cargo de secretário-geral foi eleito Arnaldo Otegi, antigo dirigente do ilegalizado Batasuna, na prisão desde 2009.
O Sortu foi inicialmente proibido pela...
A agência de notação financeira Moody’s retirou, dia 22, ao Reino Unido a notação máxima (triplo A), reduzindo-a em um nível para Aa1, devido à «fraqueza» das suas perspectivas de crescimento.
O ministro britânico das Finanças, George...
Menos de dois meses após a França ter enviado tropas para o Mali e depois da sua recente participação na agressão à Líbia, a UNESCO decidiu, dia 21, distinguir o presidente François Hollande com prémio Félix Houphouët-Boigny pela paz.
O...