Banco de Portugal confirma desastre
O PCP reagiu anteontem à tarde, por intermédio do deputado José Lourenço, à divulgação do «Boletim de Inverno» pelo Banco de Portugal. O deputado comunista constatou a existência de uma política «destruidora do tecido económico» nacional, que cria «desemprego todos os dias e a toda a hora».
Para o membro da Comissão de Assuntos Económicos junto do Comité Central, os dados revelados indicam que a economia «vai cair o dobro daquilo que o Governo estima no seu Orçamento», tal como o investimento e o consumo privado. Já no que respeita às exportações, o «Boletim de Inverno» estima um crescimento de metade daquele que o Governo prevê no OE em vigor há apenas 15 dias. Garantindo que a «espiral recessiva da nossa economia vai-se aprofundar», José Lourenço realçou ainda a previsão do Banco de Portugal que dá como certa a destruição de cerca de 95 mil postos de trabalho, a «juntar aos 180 mil que foram destruídos no ano passado».
Assim, para o PCP, é «urgente que este Governo seja demitido, é urgente que se trave esta política, sob pena de a economia entrar numa recessão que se aprofundará ao longo de vários anos».