Combater a dengue
O PCP vai apresentar no Parlamento Europeu uma proposta de estratégia europeia para combater a dengue. E foi para recolher elementos para construir esta proposta que João Ferreira e Edgar Silva, respectivamente deputado ao Parlamento Europeu e responsável pela organização do PCP na Região Autónoma da Madeira, estiveram reunidos na semana passada com Jorge Atouguia, investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.
Em declarações ao Avante!, Edgar Silva lembrou que a dengue surgiu na Madeira há sete anos numa pequena localidade do concelho do Funchal e que hoje, por não terem sido tomadas medidas políticas céleres (como o PCP propôs desde logo), está transformado num grave problema de saúde pública. Quando a doença apareceu, denunciou, «era possível circunscrever, combater e erradicar» o mosquito portador da doença, que hoje está espalhado por 44 freguesias. Mas o governo regional optou por esconder o problema.
Num relatório recente do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, há 2103 casos confirmados, dos quais 62 são de turistas provenientes de vários países europeus. Assim, para Edgar Silva, o problema está «colocado à escala europeia», o que justifica uma acção concertada pelas instâncias comunitárias. Para o dirigente comunista, está-se perante um «problema de saúde pública que se transformou numa ameaça económica», ao colocar em causa a atractividade da Madeira como destino turístico.
Para o futuro, o membro do Comité Central espera que sejam tomadas medidas para travar a proliferação do mosquito portador da doença, de forma a impedir que se chegue ao segundo grau da dengue, imensamente mais grave e ao qual estão mais vulneráveis aquelas pessoas que já tenham contraído a doença, para a qual não existe ainda vacina.