PCP no Congresso da Frelimo

O PCP esteve presente no X Congresso da Frelimo, realizado entre 23 e 28 de Setembro, na cidade de Pemba, sob o lema «50 Anos. Unidos Contra a Pobreza. Frelimo - A Força da Mudança».

A reunião magna do partido, à qual compareceram 1939 delegados e cerca de 1000 convidados nacionais e estrangeiros, ocorreu justamente quando se cumpriram 50 anos sobre o seu primeiro Congresso, realizado em 1962 e conhecido como Congresso da Unidade.

Em nome do PCP, José Santos, membro do Comité Central, salientou, da tribuna do Congresso, o meio século de História que unem o PCP e a Frelimo e a luta comum contra o fascismo e o colonialismo, onde foram forjadas profundas relações de amizade entre os dois partidos e os dois povos.

Foi essa luta comum que, com grandes exigências e sacrifícios, conduziu à revolução libertadora de 25 de Abril de 1974 no nosso País e à conquista da independência pelo povo moçambicano, a 25 de Junho de 1975.

Na saudação foi ainda realçado o facto de hoje vivermos tempos que, tal como no passado, exigem a mobilização e a cooperação de todos aqueles que aspiram e intervêm em prol da melhoria da vida dos trabalhadores e dos povos, pelo progresso e justiça social, por um mundo livre de relações de espoliação, de exploração e de opressão, por um mundo de paz.

José Santos foi convidado a participar na inauguração de uma estátua em memória de Samora Machel, no dia Nacional das Forcas Armadas de Moçambique, e no comício de apresentação das conclusões do X Congresso, ambas realizadas na cidade de Pemba.



Mais artigos de: Internacional

FARC insistem em diálogo franco

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o governo colombiano iniciam, dentro de dez dias, a segunda fase do diálogo de paz, processo que a guerrilha diz levar por diante «não por medo da morte, mas por amor à vida».

Criminoso e injusto

Os EUA só incluem Cuba na lista de «países patrocinadores do terrorismo» para justificarem a manutenção do bloqueio, denunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros cubano no encerramento da 67.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Fartos de miséria

Milhares de haitianos exigiram ao governo, domingo, em Port-au-Prince, medidas concretas que elevem as condições de vida do povo e combatam a inflação nos preços dos bens essenciais. Na manifestação realizada na capital, os participantes pediram ainda a demissão do...

Estudantes insistem

Cerca de 70 mil estudantes manifestaram-se, quinta-feira, 27, em Santiago do Chile, em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Na marcha, convocada pela Confederação de Estudantes (Confech) e pela Coordenadora do Secundário (ACES), foram registados confrontos com a...

Vamos a votos!

Legalmente, terminou no domingo, 30 de Setembro, a publicação de sondagens sobre as próximas eleições presidenciais. Nesse mesmo dia, cinco dessas medições[1], entre elas uma claramente ligada à oposição da extrema-direita,...

Pensar o futuro hoje, em África

Enquanto em Portugal paira um espectro – o da ingovernabilidade face à crescente resistência popular às políticas de exploração dos trabalhadores e de perda de soberania nacional, impostas pelo grande capital e seus governos a mando da Alemanha e...