A incerteza da emigração

Image 11598

Apesar do primeiro-ministro Passos Coelho, e outros membros do elenco governativo, insistirem que a emigração é uma solução para os que em Portugal vêem negado o direito ao emprego com direitos, a realidade enfrentada pelos portugueses que procuram noutros países o que não encontram no seu parece desmentir Passos Coelho.

Segundo informações divulgadas pela Lusa, com base nas estatísticas do Ministério do Emprego e Segurança Social, só em Espanha a percentagem de cidadãos nacionais desempregados pode ascender a 26 por cento do total.

Oficialmente, a taxa situa-se nos 17,8 por cento, mas a agência de notícias portuguesa acresce a estes 9767 indivíduos que recebem subsídio de desemprego, outros seis mil (mais 37 por cento) que o não recebem, usando, aliás, o mesmo método que as autoridades espanholas para calcularem a diferença entre desemprego oficial e real.

Por outro lado, a Lusa noticiava anteontem que a Santa Casa da Misericórdia de Paris (SCMP) organiza, a partir de hoje, dia 4, um serviço de permanência gratuita. O objectivo, esclareceu a entidade, é responder ao aumento de solicitações de emigrantes na reforma, mas, também, de portugueses recém-chegados, ambos em situação de carência.

No mesmo sentido, a Associação Lusófona de Montpellier revelou que o número de casos de trabalhadores portugueses enfrentando situações de sequestro da família, pressão sobre os filhos, ou sequestro dos documentos por parte de patrões tem vindo a crescer.

«Não quer dizer que não haja franceses [envolvidos em episódios deste género], mas a maior parte dos casos é [da responsabilidade de] patrões portugueses», disse um responsável da Associação, citado pela Lusa.

 



Mais artigos de: Aconteceu

Desemprego é flagelo global

A taxa de desemprego em Portugal continua a bater recordes. De acordo com dados divulgados esta semana pelo Eurostat, o índice ascendeu no mês de Agosto a 15,9 por cento do total da população activa, colocando o nosso País em terceiro lugar no ranking da UE,...

Ciências da Vida, ou da Morte?

O Movimento dos Utentes dos Serviços de Saúde (MUSS) qualificou de desumano e insólito o parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), segundo o qual o Serviço Nacional de Saúde (SNS) «pode e deve racionar» o acesso a tratamentos mais...

Governo quer privatizar Centros de Saúde

O executivo PSD/CDS-PP criou um grupo de trabalho para avaliar, até ao final do ano, a entrega a privados da gestão dos cuidados de saúde primários. Em causa estão as unidades de Saúde Familiar, criadas em 2006, que funcionam nos Centros de...

Rendimento e vendas em queda

O rendimento disponível bruto dos particulares diminuiu nos primeiros seis meses deste ano. De acordo com dados apurados pelo Instituto Nacional de Estatística, a queda entre Janeiro e o final de Junho de 2012 foi de 1,4 por cento face ao mesmo período do ano passado. A queda do rendimento das...