Reino Unido corta nas refeições escolares

Os cortes orçamentais que têm atingido as escolas britânicas do primeiro ciclo estão a provocar o encerramento acelerado dos refeitórios, penalizando milhares de crianças de famílias com poucos recursos.

O alerta foi dado pela deputada trabalhista, Sharon Hodgson, que requereu informações sobre o assunto a 128 municípios. Destes, quase metade (40%) relataram uma diminuição dos refeitórios infantis (breakfast clubs) nos estabelecimentos primários de ensino. Nalguns casos, os números são alarmantes.

Segundo a deputada, citada pelo Guardian (15.09), o condado de Essex (perto de Londres), por exemplo, dispunha no ano passado de 219 refeitórios nas suas escolas básicas. Actualmente apenas 169 fornecem refeições.

No condado de Surrey, igualmente situado nas proximidades da capital britânica, em 2011 foram servidas 2870 refeições a crianças nas escolas, número que caiu este ano para apenas 1200.

A deputada salienta que os refeitórios escolares constituem para muitas crianças a única oportunidade de ingerirem uma refeição de qualidade durante o dia, lembrando que uma criança com fome dificilmente consegue concentrar-se nas aulas.

 



Mais artigos de: Europa

Protestos invadem Madrid

Vieram de todas as regiões de Espanha para dar corpo a uma das maiores manifestações de protesto dos últimos tempos, sob o lema «Querem arruinar o país, temos de impedi-los».

Fuga para a frente

Reagindo ao discurso de Durão Barroso, dia 12, no Parlamento Europeu, o grupo de deputados do PCP repudia a ideia de criação de uma federação de estados.

Belgas denunciam grandes fortunas

Milhares de trabalhadores belgas manifestaram-se, dia 14, em Bruxelas, para reivindicar «um sistema fiscal mais justo» e denunciar as benesses de que beneficiam as grandes fortunas. O protesto foi simbolicamente convocado pela central FGTB para o município de de Ixelles,...

Greve na <i>Lufthansa</i> dá resultados

Após três jornadas de greve, a primeira de oito horas, a seguinte de 11 horas e a última, realizada dia 7, de 24 horas, a administração da companhia aérea alemã Lufthansa renunciou à subcontratação de temporários,...

O «estado da União»

De forma nada inocente, instituiu-se na União Europeia uma prática semelhante à que é corrente nos EUA, onde o presidente realiza, anualmente, perante o Congresso, o chamado discurso sobre o «estado da União». O discurso que Durão Barroso...