UE recusa «listar» Hezbollah

A União Europeia (UE) rejeitou, dia 24, um pedido do chefe da diplomacia israelita, Avigdor Lieberman, para colocar o partido libanês Hezbollah na lista negra de organizações terroristas.

«Não existe consenso para colocar o Hezbollah na lista de organizações terroristas», declarou a ministra dos Negócios Estrangeiros cipriota, Erato Kozakou-Marcoullis, cujo país ocupa a presidência semestral da UE.

A ministra precisou que a UE poderá adicionar o Hezbollah à lista de organizações terroristas apenas se surgirem provas tangíveis de envolvimento em actos terroristas.

O pedido de Israel foi feito na sequência do recente atentado na Bulgária que vitimou cinco turistas israelitas e o condutor búlgaro do autocarro em que seguiam.



Mais artigos de: Breves Europa

Perspectivas negativas na banca alemã

A agência de notação Moody's baixou, dia 25, as perspectivas de 17 bancos alemães de «estáveis» para «negativas», dias depois de ter feito o mesmo em relação ao Estado alemão e ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira. As...

Banqueiro detido na Irlanda

A polícia irlandesa deteve, dia 24, o antigo presidente do Anglo-Irish Bank, no âmbito da investigação que decorre há três anos sobre actos fraudulento no seio da instituição bancária falida e nacionalizada em 2009. Esta foi já a terceira...