Benite distinguido
O Director do Festival de Almada e do Teatro Municipal de Almada, Joaquim Benite, foi distinguido, sexta-feira, com o Grau de Oficial da Ordem das Artes e das Letras de França, atribuído pelo Ministério da Cultura desse país. A cerimónia teve lugar no Teatro Municipal de Almada, antes do espectáculo da Companhia Nacional de Bailado «La Valse/A Sagração da Primavera». Esta não é a primeira vez que a França distingue o director da Companhia de Teatro de Almada, já que em Julho de 2007 o encenador recebeu o grau de Cavaleiro da mesma Ordem.
A Ordem das Artes e das Letras é uma das quatro ordens ministeriais da República Francesa e, consequentemente, uma das suas principais distinções honoríficas. Com esta distinção, o Ministério da Cultura francês distingue personalidades que se tenham destacado por meio das suas criações no domínio artístico ou literário, ou pela contribuição que tenham dado para o brilho da cultura francesa no Mundo.
Entre outras distinções, Joaquim Benite já recebeu a Medalha de Ouro da Cidade de Almada, a Medalha de Mérito Distrital de Setúbal, a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura, o grau de comendador da Ordem de Mérito civil de Espanha, e o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.