Mega-agrupamentos
Os vereadores da CDU na Câmara de Odivelas reuniram, no dia 16 de Maio, com os directores e presidentes dos conselhos gerais dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho.
Na iniciativa, que teve lugar na Escola Secundária da Ramada, os responsáveis opuseram-se, em uníssono, ao processo em curso, promovido pela Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT), que visa a agregação das escolas, constituindo verdadeiros mega-agrupamentos com um número de alunos que se situa entre os 2370 e os 2935.
Consideraram, de igual forma, que o processo conduzirá ao insucesso escolar e ao aumento da indisciplina, interromperá projectos educativos consolidados ou em fase de consolidação, levará centenas de professores para o desemprego e impossibilitará o acompanhamento por parte das sedes dos agrupamentos de todos os estabelecimentos que fazem parte do mesmo, pela distância geográfica das escolas e pela centralização das funções de gestão num núcleo reduzido de pessoas face à dimensão da comunidade escolar. Na reunião, os responsáveis escolares disseram ainda que a pedagogia será secundarizada face às exigências da gestão.