Direito à igualdade
Cerca de 300 pessoas participaram, dia 26, em Vila Nova de Gaia, numa marcha promovida pelas Comunidades Educativas do concelho, entre o El Corte Inglês e a Câmara Municipal, em protesto pela decisão do Ministério da Educação e Ciências em impor os mega-agrupamentos escolares.
Esta decisão vai provocar o despedimento de milhares de professores, funcionários e outros profissionais da educação, mais alunos por turma, menos qualidade de ensino e pior serviço público. «O Ministério da Educação e Ciência tem vindo a tentar impor um processo de agregação de escolas e agrupamentos de escola não tendo em conta a vontade das comunidades educativas e o respeito pelas cartas educativas», lê-se no abaixo-assinado entregue, no final do protesto, nos Paços do Concelho.
O PCP manifestou a sua solidariedade e apoio a esta luta, na defesa da Escola Pública, do emprego, de um presente e um futuro que respeite o artigo 74.º da Constituição da República, que diz que «Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades e êxito escolar».