Pela opção gestionária
Na próxima quinta-feira, o STAL/CGTP-IN realiza em Lisboa uma concentração de trabalhadores dos municípios do distrito de Setúbal, contra o roubo nos salários e pela opção gestionária.
No comunicado em que apela à participação nesta jornada, a direcção regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local recorda que o período entre Agosto de 2005 e Dezembro de 2008 foi de congelamento das mudanças de escalão, de perdas salariais, de desvalorização de vínculos e da remuneração. Mas a lei permitia e muitas câmaras, por todo o País, tomaram em 2009 a opção de antecipar as mudanças de posição remuneratória. Esta foi a nova designação que o governo do PS e de José Sócrates deu aos escalões; mas também liquidou as subidas obrigatórias a cada três ou quatro anos, passando tal obrigatoriedade para dez anos.
O sindicato recorda que aquela opção gestionária das câmaras, tomada em 12 dos 13 municípios de Setúbal, permitiu que centenas de trabalhadores vissem reparada a injustiça de estarem dezenas de anos sem subidas de escalão (impedidas por decisão dos governos) e terem que esperar ainda mais dez anos nessa situação. Mas através da Inspecção-Geral da Administração Local e partindo de um comunicado do seu responsável máximo, em Maio de 2010, foram feitas sucessivas pressões para que as câmaras alterassem aquela decisão, como sucedeu com o município de Setúbal, no início de Março de 2012.
«É intenção do Governo atingir outras autarquias e os seus trabalhadores», alerta o STAL, que aponta a luta como o caminho certo para derrotar chantagens e ameaças da IGAL, sancionadas pelo poder político.
Beja
No âmbito da campanha «Água é de Todos», a direcção regional de Beja do STAL decidiu realizar esta semana uma série de iniciativas de contacto com a população, na capital do distrito e em Mértola, Serpa, Barrancos, Moura, Aljustrel e, hoje, em Odemira. O sindicato reafirma o usufruto da água como um direito humano fundamental e um serviço público essencial, que não deve ser privatizado.
Bombeiros
Sob o lema «Combater a precariedade, defender os direitos, exigir organização e financiamento», o STAL leva a cabo no dia 19, em Lisboa, o 4.º Encontro Nacional de Bombeiros. O sindicato, no folheto de divulgação da iniciativa, destaca o objectivo geral de promover a valorização profissional dos homens e mulheres que desempenham esta importante função social.