Encerramento do Serviço de Atendimento Urgente
de Ponta Delgada

Governo Regional «navega à vista»

A CDU em São Miguel, nos Açores, está contra o encerramento do Serviço de Atendimento Urgente de Ponta Delgada e acusa o Governo Regional de cortar na qualidade dos serviços prestados à população.

Enorme buraco financeiro na Saúde

«A desarticulação do serviço e a dispersão dos seus profissionais vão piorar a qualidade do serviço. A crónica falta de médicos de família, que apesar de muitas promessas o Governo Regional nunca resolveu, obriga à existência de um serviço complementar para urgências», defende a CDU, referindo-se ao Serviço de Atendimento Urgente de Ponta Delgada, que encerrou no início de Maio.

Face a esta situação, em nota de imprensa, os comunistas questionam o «destino a dar às actuais instalações e equipamentos, construídos há poucos anos, inaugurados com pompa e circunstância pelo presidente do Governo Regional», que «representam um gasto significativo de fundos públicos».

«Este desperdício demonstra bem a desorientação do Governo Regional», refere a CDU, interrogando novamente: «Também o projecto do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, de grandes dimensões, a construir junto ao Hospital, irá concentrar serviços de cuidados de saúde primários que, antes, se procuravam descentralizar. Em que ficamos?».

«O Governo Regional “navega à vista” na área da saúde, tudo fazendo para disfarçar as consequências das suas opções erradas, que criaram um enorme buraco financeiro na Saúde e simultaneamente pioraram os cuidados prestados aos açorianos», acusam os comunistas, que, em nome da «transparência, da lucidez e da saúde dos açorianos» exigem «a suspensão desta decisão até que, de uma vez por todas, haja um debate sério sobre a situação do sector da Saúde», que «permita definir soluções e caminhos e um modelo que tenha em conta as características da Região e a prestação cabal do direito à saúde dos açorianos».



Mais artigos de: Nacional

CNA quer travar o desastre

No dia 4, a CNA realizou em Lisboa uma grande manifestação contra o «programa de desastre nacional», acordado entre as troikas e o Governo, e por melhores políticas agrícolas.

«Por Abril, contra a <i>troika</i>, tocar é lutar»

A JCP já abriu as inscrições para o Concurso de Bandas do Palco Novos Valores da Festa do Avante!, podendo os jovens músicos ou bandas enviar as suas maquetas para qualquer centro de trabalho do PCP ou para a Sede Nacional da JCP. Depois de recolhidas as maquetas,...

Governo quer acabar com o Poder Local

Por todo o País, cresce a indignação dos portugueses em relação ao projecto de liquidação de freguesias que o Governo e a respectiva maioria parlamentar insistem em consumar, a pretexto do memorando de entendimento da troika e numa atitude de...

Seixal contra introdução de portagens

Abriu ao tráfego, no dia 26 de Abril, um troço da A33, no concelho do Seixal, com cerca de 7,70 quilómetros dos 12,80 quilómetros previstos executar neste município. O troço em causa desenvolve-se entre o nó de Belverde e o nó de Coina (EN10), incluindo neste...