Governo quer acabar com o Poder Local
Por todo o País, cresce a indignação dos portugueses em relação ao projecto de liquidação de freguesias que o Governo e a respectiva maioria parlamentar insistem em consumar, a pretexto do memorando de entendimento da troika e numa atitude de subserviência e alienação dos interesses e valores nacionais.
No passado dia 30, os eleitos do PCP nas assembleias municipais de Lagos e Esposende apresentaram moções «contra extinção de freguesias» que, no concelho do Norte, foram chumbadas pelo PSD e pelo CDS, não respeitando os interesses do povo. «Ao contrário do “reforço da coesão” o que daqui resultará serão mais assimetrias e desigualdades. Os efeitos dos processos de aglomeração são, como comprovadamente se conhece, adversos à coesão», recordam os comunistas de Lagos.
«Esta legislação [Proposta de Lei n.º 44/XII], a ser promulgada pelo Presidente da República, e a ser aplicada, representaria um grave atentado contra o Poder Local democrático, os interesses das populações e o desenvolvimento local», salientaram os eleitos de Esposende.