JCP e CPPC visitam a Síria

Tiago Vieira, da JCP, e Filipe Ferreira, do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), participaram numa visita à Síria, integrada numa missão da Federação Mundial da Juventude Democrática e do Conselho Mundial da Paz, entre os dias 21 e 26 de Abril.

Ao longo destes dias, os 29 participantes, de 24 países, contactaram com diversas organizações da sociedade síria, visitaram hospitais e universidades, foram recebidos por líderes religiosos e viajaram por Damasco e Lathakia.

Aos jovens de todo o mundo foi ainda possível observar a normalidade da vida na Síria, numa atmosfera pré-eleitoral (para as eleições de 7 de Maio) que decorre de forma natural, pacífica e tolerante, contrariando a ideia transmitida pela comunicação social internacional.

«Foram várias as ocasiões em que se noticiou confrontos em Damasco, sem que no terreno houvesse qualquer vestígio de que isso estivesse efectivamente a passar-se», asseguraram, já em Portugal, no dia 28 de Abril, os dois jovens. Falando numa conferência realizada na Sede Nacional da JCP, acusaram  os EUA e a União Europeia de «má fé» por terem imposto mais um pacote de sanções à Síria, pela 17.ª vez em menos de um ano, que contribui para «agravar a situação de vida do povo sírio».

Tiago Vieira e Filipe Ferreira reafirmaram, por isso, a sua solidariedade com o povo sírio e a sua luta por um país soberano, livre, de paz e de justiça social.



Mais artigos de: Nacional

Encerramento da MAC é inaceitável!

«Os Verdes» entregaram na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo o não encerramento da Maternidade Alfredo da Costa, uma instituição com 80 anos, reconhecida e distinguida pela excelência na assistência médica perinatal e da saúde da mulher.