Seminário internacional

PCdoB comemora 90 anos

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completou 90 anos no dia 25 de Março. É a organização política mais antiga em toda a história do país.

Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula enviaram saudações

Image 10116

No quadro das comemorações dos 90 anos do PCdoB e a convite deste, o PCP participou no seminário «A questão Nacional e a luta pelo Socialismo na actualidade», que se realizou na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de Março. O PCP esteve representado por Alexandre Araújo, membro do Secretariado do Comité Central.

Na sua intervenção, Alexandre Araújo, reportando-se à experiência do PCP, referiu como a submissão aos interesses do imperialismo está intimamente ligada aos processos de agravamento da exploração dos trabalhadores e do povo português, e sublinhou a importância da luta em defesa da independência e da soberania nacional como parte integrante da luta por transformações sociais.

O objectivo mais imediato do PCP enfatizou o dirigente do PCP é a luta por uma política patriótica e de esquerda que faça a ruptura com a política de direita e abra caminho à resolução dos problemas dos trabalhadores e do País e à criação de condições para a concretização de uma democracia avançada, o que é inseparável do seu projecto de construção de uma sociedade socialista.

Alexandre Araújo valorizou também a importância da solidariedade internacionalista, do reforço das relações e cooperação entre os partidos comunistas, bem como da frente anti-imperialista.

No seminário participaram 22 delegações de partidos comunistas e de outras forças progressistas de vários continentes.

O seminário fez parte do vasto programa de comemorações dos 90 anos do PCdoB, que integrou a realização de um acto político-cultural com cerca de três mil participantes. Tendo como ponto alto a intervenção do presidente do partido, Renato Rabelo, a iniciativa contou com a presença de dirigentes de movimentos sociais e de representantes de outras forças políticas, entre as quais o presidente nacional do PT, que dirigiu uma saudação pelos 90 anos do PCdoB.

A presidente Dilma Rousseff, bem como o ex-presidente Lula enviaram saudações gravadas em vídeo.

O PCP esteve também presente na Festa Vermelha, promovida pelo Partido Comunista Brasileiro, a quem entregou uma saudação pelas comemorações dos seus 90 anos.



Mais artigos de: Internacional

Política de terror

Depois de terem sido obrigados a bater em retirada pelo exército sírio, os grupos armados responsáveis pela violência no país apostam nos atentados terroristas. Paralelamente, emergem novos elementos sobre a ingerência imperialista na Síria e a campanha de intoxicação pública realizada por meios de comunicação árabes e dos EUA com o objectivo de subverter os acontecimentos dos últimos meses no país.

 

Na morte de Ibrahim Nugud

O Secretariado do CC do PCP manifestou ao Comité Central do Partido Comunista do Sudão os «mais profundos sentimentos de pesar e a solidariedade dos comunistas portugueses» por ocasião da morte, a 22 de Março, de Mohamed Ibrahim Nugud, dirigente histórico daquele partido....

7.º Congresso do PADS

O 7.º Congresso do Partido da Vanguarda Democrática e Socialista (PADS) de Marrocos realizou-se no passado fim-de-semana, em Rabat. Sob o lema «O socialismo é o nosso objectivo, a democracia é o nosso caminho», o Congresso decorreu num ambiente de grande entusiasmo e...

Banqueiros conspiradores

Até agora todas as sondagens apontam para uma vitória clara das forças progressistas venezuelanas nas eleições presidenciais de 7 de Outubro. Todas excepto uma, que fala de um «empate técnico», uma porta aberta para que a...