Medo não pára a greve geral
A administração da Carris está com medo da greve geral, admitiu no dia 17 a Fectrans/CGTP-IN, numa nota em que revelou que a empresa «está a a tentar aliciar trabalhadores, que estão de folga no próximo dia 22, para irem trabalhar no dia da greve geral, pagando-lhes a 100 por cento, o que não fazem nos outros dias alegando as orientações do Governo».
Como um dos objectivos da luta na transportadora é a reposição das normas do Acordo de Empresa quanto ao trabalho extraordinário ou em dia de descanso, a atitude da administração «vem demonstrar que isso é possível» e que «afinal há dinheiro». A federação questiona até se será preciso que todos os dias haja greve na empresa para que o AE seja cumprido...
Na TAP, onde o Governo já aceitou abrir uma excepção (insuficiente, porque se mantêm os cortes nos subsídios de férias e de Natal e outros), a federação denunciou uma «clara e provocatória ilegalidade» dos gestores, que decidiram exigir o preenchimento de uma declaração pelos trabalhadores que tencionassem aderir à greve geral. «Pelos vistos, o Governo e os gestores da TAP, mesmo depois da anunciada "excepção", continuam com medo que os trabalhadores utilizem um direito constitucional em defesa dos seus direitos», comentou a Fectrans.
O STAL/CGTP-IN acusou, no dia 14, o presidente da Câmara Municipal do Porto de procurar intimidar os bombeiros sapadores, para não aderirem à greve geral. O sindicato condenou o facto de Rui Rio ter decidido, precisamente nesta altura, suspender 12 bombeiros que, na greve de 6 de Novembro de 2010, foram mobilizados para prestar serviços mínimos mas recusaram varrer o chão, por entenderem que tal tarefa não seria inadiável nem correspondia a uma emergência real.
O SITE Norte, da Fiequimetal/CGTP-IN, revelou no dia 14 que duas empresas impediram reuniões de trabalhadores sobre a greve geral: a Siban Portugal (ex-Fapobol), no Mindelo (Vila do Conde), e a Paracelsia, no Porto. Em ambos os casos foi requerida intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho.