«Novos rostos de fome»
Na apresentação de dois diplomas parlamentares do PCP, Edgar Silva, deputado na Assembleia Regional da Madeira, alertou para a «fome» que «ganha novos rostos» no arquipélago. «A crise económica e social está a ter consequências gravíssimas», existindo já «situações de fome» que não se reportam apenas àqueles que «são conhecidos como mendigos», denunciou, defendendo ser necessário «tomar medidas para a erradicação da fome».
Neste sentido, o PCP apresentou, através de Decreto Legislativo Regional, uma proposta denominada «Acção contra a fome na Madeira», que visa a criação de «um programa imediato» de respostas emergentes e a intervenção sobre as causas geradoras e explicativas deste problema. Os comunistas requereram ainda ao Governo Regional, numa outra medida legislativa, a concretização de uma «Carta da Fome na Madeira», com o objectivo de «definir a cartografia social da fome na Região, identificando os locais onde este problema tem maior incidência, uma espécie de delimitação geográfica.
Na Freguesia do Curral das Freiras, concelho de Câmara de Lobos, Edgar Silva alertou, no sábado, 7, para o aumento dos preços dos transportes públicos, recordando que são as populações que residem nas freguesias rurais do arquipélago as mais prejudicadas com as alterações introduzidas a 1 de Janeiro pelo executivo PSD, liderado por Alberto João Jardim. Nesse sentido, informou, a CDU apresentou um projecto de resolução para revogar o novo tarifário dos transportes públicos.
«Quem vive no mundo rural e nos concelhos fora do Funchal tem de assumir custos do passe social que podem representar, em muitos casos, entre 25 a 35 por cento do valor do salário mínimo nacional», alertou Edgar Silva.