Diminuição dos rendimentos
Em audiência com o Presidente da República, realizada no dia 20, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) manifestou a sua preocupação com a descida dos rendimentos dos agricultores e defendeu uma intervenção do Governo para baixar os custos dos meios de produção. À saída, João Dinis revelou ainda, em declarações à comunicação social, que alertou Cavaco Silva para a diminuição dos rendimentos prevista para este ano (superior a 10 por cento), resultante do efeito conjugado dos baixos preços pagos ao produtor e do «grande aumento dos factores de produção», como a electricidade, combustíveis, rações e adubos, sublinhando que é preciso diminuir esses custos.
«O aumento do IVA provocou um grande aumento destes custos», acrescentou o dirigente da CNA, que falou ainda da correcção do parcelário (registo informático das parcelas agrícolas), que deve estar concluído até ao final do ano. «Do nosso ponto de vista, não pode haver penalização para os agricultores a nível da redução das ajudas relativas a 2011. Compete ao Governo português evitar que isso aconteça junto da Comissão Europeia», adiantou João Dinis.
A CNA expressou também outras preocupações, como a crise social e económica na região do Douro que está a afectar 35 mil famílias de pequenos e médios viticultores, a necessidade de um plano nacional de emergência «para combater as pragas e doenças que estão a dizimar a floresta», e a defesa da gestão comunitária dos baldios para «não aumentar a conflitualidade social dos campos».