Vitória das populações
Para a Direcção da Organização Regional de Coimbra do PCP, a confirmar-se a reabertura do ramal ferroviário da Lousã, trata-se de uma «importante vitória da luta das populações». Uma vitória que só pode ser atribuída à persistência e combatividade da luta travada em defesa desta importante linha ferroviária. Perante esta vitória, realçam os comunistas, não há que baixar os braços, já que é ainda necessário «garantir a exigência de modernização e electrificação da linha e, por isso, continua a apelar à união de todos na defesa do ramal».
O PCP, que sempre considerou que o encerramento da linha significava um autêntico roubo e que esteve na primeira linha da exigência da reposição dos carris e pela sua electrificação, considera ainda fundamental lutar pela reabertura da linha Pampilhosa/Cantanhede/Figueira da Foz, encerrada em Janeiro de 2009 para obras e que nunca mais abriu. Ou seja, acusa, a Refer mentiu às populações.
Os encerramentos da Linha do Oeste e das oficinas da EMEF da Figueira da Foz são outros motivos par intensificar a luta dos trabalhadores e das populações contra o Governo e a sua política.