Governo encerra mais extensões de Saúde

Futuro comprometido em Nisa

O Go­verno vai en­cerrar, a partir de 1 de No­vembro, as ex­ten­sões de Saúde de Arês, Monte Claro, Pé da Serra, Sa­la­vessa e Ve­lada, e re­for­mular o ho­rário do Centro de Saúde de Nisa. O PCP ma­ni­festou a sua so­li­da­ri­e­dade com as po­pu­la­ções atin­gidas.

A po­pu­lação é mai­o­ri­ta­ri­a­mente idosa

Image 8923

«A apli­cação cega dessas me­didas não tem em conta a re­a­li­dade das nossas lo­ca­li­dades», cri­tica, em nota de im­prensa, a Co­missão Con­ce­lhia de Nisa do PCP, lem­brando que «onde fe­cham as ex­ten­sões do Centro de Saúde a po­pu­lação é mai­o­ri­ta­ri­a­mente idosa, com di­fi­cul­dades de mo­bi­li­dade e com fracos re­cursos fi­nan­ceiros».

No do­cu­mento, os co­mu­nistas re­jeitam ainda «ou­tras mal­fei­to­rias» avan­çadas pelo Go­verno PSD/​CDS, no­me­a­da­mente a «re­dução do apoio ao trans­porte de do­entes», a «im­po­sição das taxas mo­de­ra­doras», o «au­mento do custo dos me­di­ca­mentos», a «quebra nas com­par­ti­ci­pa­ções dos custos dos me­di­ca­mentos», os «obs­tá­culos ao acesso a pró­teses, óculos e ser­viços de es­to­ma­to­logia», as «res­tri­ções no acesso aos meios com­ple­men­tares de di­ag­nós­tico e te­ra­pêu­tica», os «cortes na pres­tação dos cui­dados de Saúde» e o «au­mento dos custos di­rectos pagos pelas po­pu­la­ções para acesso aos cui­dados de Saúde».

Idên­ticas pre­o­cu­pa­ções do­mi­naram o 1.º Fórum de Au­tarcas do Con­celho de Avis, re­a­li­zado há dias, com a te­má­tica «A saúde no con­celho de Avis. Que fu­turo?». Na oca­sião foi apro­vada uma moção onde se afirma que «a co­berto da tão pro­cla­mada "crise"», têm sido to­madas me­didas que, no es­sen­cial, «visam a fra­gi­li­zação do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde, es­que­cendo que há mais vida para além do dé­fice».

Os au­tarcas la­men­taram, por outro lado, que o con­celho não seja ser­vido, com um mí­nimo de qua­li­dade, «por qual­quer rede de trans­portes pú­blicos» e que as al­ter­na­tivas ao en­cer­ra­mento das ex­ten­sões de Saúde «não ofe­recem se­gu­rança, ga­rantia e qua­li­dade acei­tá­veis».

 

Em de­fesa do SNS

A po­pu­lação de S. Fran­cisco da Serra, San­tiago do Cacém, em con­junto com as Co­mis­sões de Utentes do Li­toral Alen­te­jano e os au­tarcas da re­gião, con­cen­traram-se, no início da se­mana, no Largo da Junta de Fre­guesia, em de­fesa do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde (SNS) e da pres­tação local de cui­dados de Saúde.

No Mon­tijo, os utentes ma­ni­fes­taram-se, no dia 21, em de­fesa do di­reito à Saúde e contra a falta de mé­dicos e o en­cer­ra­mento do Hos­pital local.



Mais artigos de: Nacional

O dever de resistir!

A CDU re­gistou um re­sul­tado ne­ga­tivo com perda de massa elei­toral e a eleição de menos um de­pu­tado. Trata-se de um re­sul­tado al­can­çado num quadro po­lí­tico, so­cial e elei­toral mar­cado pelo ex­po­nen­cial agra­va­mento das in­jus­tiças so­ciais, do de­sem­prego e da po­breza, num con­texto pro­pício à cris­ta­li­zação de sen­ti­mentos de de­sa­lento, de­sâ­nimo e des­crença, com a in­te­ri­o­ri­zação, mesmo junto de muitos apoi­antes da CDU, de um fa­ta­lismo e re­sig­nação face às pro­pa­gan­de­adas ine­vi­ta­bi­li­dades de­fen­didas pelas ou­tras can­di­da­turas.

Um «inferno» nas estradas

De­pois de impor a in­tro­dução de por­ta­gens em todas as SCUT, o Go­verno pla­neia agora por­tajar ou­tros lanços e su­blanços de auto-es­trada nas áreas me­tro­po­li­tanas de Lisboa e Porto.

Mobilidade, especulação e quem paga são os mesmos

Quem leu o «Memorial do convento» recorda-se de que para construírem a passarola Blimunda e Baltazar, que moravam junto à muralha do castelo, se mudaram para São Sebastião da Pedreira, pois «era longe para ir e vir todos os dias», considerando que a viagem teria de ser...

«Reforçar a unidade para agir e vencer»

Com o lema «Em defesa das pessoas com deficiente e suas organizações - Reforçar a unidade para agir e vencer», realizou-se, sábado, em Coimbra, o 20.º Encontro Nacional de Deficientes. No Auditório do IPJ, onde estiveram cerca de 200 pessoas,...

Lutar pela defesa dos serviços públicos

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) realizou, sexta-feira, na Voz do Operário, o 10.º Encontro Nacional de Comissões de Utentes, que contou com a participação 30 comissões de utentes, representadas por mais de seis dezenas...

Homenagem a José Neves Amado

Promovido pela União de Resistentes Antifascista Portugueses, realizou-se, no dia 14 de Outubro, no Auditório do Museu de Aveiro, uma sessão evocativa ao marinheiro-tarrafalista José Neves Amado. A iniciativa, onde estiveram mais de 70 pessoas, foi um acontecimento...

Agricultores na ruína

Dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e suas filiadas concentraram-se, segunda-feira, à porta da Assembleia da República contra os cortes previstos no Orçamento do Estado (OE) para 2012, o aumento dos impostos, o programa de desastre...