10.º Encontro Nacional de Comissões de Utentes

Lutar pela defesa dos serviços públicos

Image 8900

O Mo­vi­mento de Utentes dos Ser­viços Pú­blicos (MUSP) re­a­lizou, sexta-feira, na Voz do Ope­rário, o 10.º En­contro Na­ci­onal de Co­mis­sões de Utentes, que contou com a par­ti­ci­pação 30 co­mis­sões de utentes, re­pre­sen­tadas por mais de seis de­zenas de mem­bros, e de Bruno Dias, de­pu­tado do PCP na As­sem­bleia da Re­pú­blica.

Para além da dis­cussão sobre cada um dos as­suntos em de­bate (saúde, água, trans­portes, en­cer­ra­mento de ser­viços e por­ta­gens), foram apro­vadas três mo­ções e um con­junto muito sig­ni­fi­ca­tivo de con­clu­sões, onde se con­dena as po­lí­ticas dos su­ces­sivos e ac­tual Go­verno para a área dos ser­viços pú­blicos, que põem em causa o seu fun­ci­o­na­mento e qua­li­dade, su­pri­mindo di­reitos aos utentes e aos res­pec­tivos tra­ba­lha­dores. Para com­bater esta si­tu­ação, os utentes pro­metem re­a­lizar uma jor­nada de luta nos dias 10 e 11 de No­vembro, em de­fesa dos trans­portes pú­blicos e contra o en­cer­ra­mento de es­colas, de postos dos CTT e ou­tras re­par­ti­ções pú­blicas.

Du­rante os tra­ba­lhos foi ainda eleita a nova Di­recção do MUSP, cons­ti­tuída por 15 re­pre­sen­tantes de co­mis­sões de utentes.

 

Tri­buna pú­blica

 

A Co­missão Para a De­fesa da Linha do Oeste vai re­a­lizar, sá­bado, a partir das 10.30 horas, no cru­za­mento das ruas He­róis da Guerra e Mi­guel Bom­barda, nas Caldas da Rainha, uma tri­buna pú­blica contra a de­cisão do Go­verno de de­sac­tivar o ser­viço de trans­porte de pas­sa­geiros, na Linha do Oeste, entre as Caldas da Rainha e a Fi­gueira da Foz.



Mais artigos de: Nacional

O dever de resistir!

A CDU re­gistou um re­sul­tado ne­ga­tivo com perda de massa elei­toral e a eleição de menos um de­pu­tado. Trata-se de um re­sul­tado al­can­çado num quadro po­lí­tico, so­cial e elei­toral mar­cado pelo ex­po­nen­cial agra­va­mento das in­jus­tiças so­ciais, do de­sem­prego e da po­breza, num con­texto pro­pício à cris­ta­li­zação de sen­ti­mentos de de­sa­lento, de­sâ­nimo e des­crença, com a in­te­ri­o­ri­zação, mesmo junto de muitos apoi­antes da CDU, de um fa­ta­lismo e re­sig­nação face às pro­pa­gan­de­adas ine­vi­ta­bi­li­dades de­fen­didas pelas ou­tras can­di­da­turas.

Futuro comprometido em Nisa

O Go­verno vai en­cerrar, a partir de 1 de No­vembro, as ex­ten­sões de Saúde de Arês, Monte Claro, Pé da Serra, Sa­la­vessa e Ve­lada, e re­for­mular o ho­rário do Centro de Saúde de Nisa. O PCP ma­ni­festou a sua so­li­da­ri­e­dade com as po­pu­la­ções atin­gidas.

Um «inferno» nas estradas

De­pois de impor a in­tro­dução de por­ta­gens em todas as SCUT, o Go­verno pla­neia agora por­tajar ou­tros lanços e su­blanços de auto-es­trada nas áreas me­tro­po­li­tanas de Lisboa e Porto.

Mobilidade, especulação e quem paga são os mesmos

Quem leu o «Memorial do convento» recorda-se de que para construírem a passarola Blimunda e Baltazar, que moravam junto à muralha do castelo, se mudaram para São Sebastião da Pedreira, pois «era longe para ir e vir todos os dias», considerando que a viagem teria de ser...

«Reforçar a unidade para agir e vencer»

Com o lema «Em defesa das pessoas com deficiente e suas organizações - Reforçar a unidade para agir e vencer», realizou-se, sábado, em Coimbra, o 20.º Encontro Nacional de Deficientes. No Auditório do IPJ, onde estiveram cerca de 200 pessoas,...

Homenagem a José Neves Amado

Promovido pela União de Resistentes Antifascista Portugueses, realizou-se, no dia 14 de Outubro, no Auditório do Museu de Aveiro, uma sessão evocativa ao marinheiro-tarrafalista José Neves Amado. A iniciativa, onde estiveram mais de 70 pessoas, foi um acontecimento...

Agricultores na ruína

Dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e suas filiadas concentraram-se, segunda-feira, à porta da Assembleia da República contra os cortes previstos no Orçamento do Estado (OE) para 2012, o aumento dos impostos, o programa de desastre...