Apoiar o movimento associativo

A Câmara de Vendas Novas apoiou o movimento associativo, em especial as instituições de natureza solidária, desde 2006 até ao momento, com cerca de um milhão de euros, sendo que neste valor estão incluídos mais de 650 mil euros em subsídios e mais de 384 mil euros em investimento (comparticipação de construção de equipamentos, aquisição de viaturas e obras de remodelação).

Na área da habitação, a autarquia CDU tem apoiado famílias carenciadas através do Programa Municipal de Apoio à Reabilitação de Casas Degradada, cujo financiamento provém exclusivamente do orçamento camarário; desde 2006, onze famílias receberam apoios num montante que ultrapassa os 37 mil euros.

Quanto aos mais idosos, particularmente os reformados, têm beneficiado de um pacote de medidas que vão desde a isenção do pagamento das tarifas de conservação e tratamento de esgotos, da tarifa de disponibilidade e de consumo de água, da tarifa de resíduos sólidos urbanos, até à entrada gratuita nas Piscinas Municipais na época de Verão. A quadra natalícia também não é esquecida com a atribuição anual de cerca de 400 Cabazes de Natal.

Na área da educação, alargou-se a Acção Social Escolar ao ensino pré-escolar, a fim de amenizar as dificuldades que as famílias sentem no pagamento das refeições. Os alunos mais carenciados do ensino secundário, profissional e superior serão apoiados através da atribuição de bolsas de estudo, num valor anual orçamentado até 14 mil euros.

Relativamente à prática desportiva proporciona-se a utilização gratuita dos equipamentos desportivos e aposta-se em actividades culturais que envolvem a comunidade como é o projecto «Academia Sénior».

Ainda num sentido solidário mais lato o município, em conjunto com a Associação «25 de Abril» e com o Lar de Betânia, no âmbito de actuação da Rede Social, está a desenvolver um Projecto denominado «Espaço Solidário» cujo objectivo é receber de quem já não necessita bens que são doados a quem deles carece.



Mais artigos de: Breves Nacional

Reestruturações lesivas

Na última Assembleia Municipal de Valongo, a CDU apresentou uma moção sobre os cortes nos transportes públicos introduzidos, recentemente, pela STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) no concelho. A moção foi reprovada com o voto de qualidade do presidente da Mesa da...