Reestruturações lesivas

Na última Assembleia Municipal de Valongo, a CDU apresentou uma moção sobre os cortes nos transportes públicos introduzidos, recentemente, pela STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) no concelho. A moção foi reprovada com o voto de qualidade do presidente da Mesa da Assembleia (PSD/CDS). Naquele órgão, foi ainda aprovada uma recomendação, da CDU, relativa ao prolongamento da carreira 94 da STCP até à zona da Ribeira/Pinheiro Manso, em Campo, de forma a que as populações locais sejam servidas por transporte público.

«A somar às reestruturações profundamente assentes em critérios economicistas feitas nos últimos anos com o objectivo de privatizar a prazo os sectores rentáveis da empresa, a STCP anunciou a concretização de um número significativo de cortes na sua oferta de autocarros», afirma a moção, que dá conta que os «cortes» incidem na «rede nocturna e na rede da madrugada» e afectam «carreiras que servem diversas freguesias do concelho de Valongo», implicando o «fim da carreira 6M (Aliados-Codiceira)», o «término da carreira 5M na Estação de Ermesinde, com o fim da ligação à zona da Travagem», o «término da carreira 7M em Valongo, com fim da ligação a Campo», e a «antecipação do horário de término das carreiras regulares da 1 hora para as 0 horas».

Estas alterações estão ainda em «contradição com a suposta missão da empresa em prestar “um serviço de transporte público urbano de passageiros na Área Metropolitana do Porto”». Neste sentido, o Grupo Parlamentar do PCP questionou, na semana passado, na Assembleia da República, o actual Governo PSD/CDS sobre o seu conhecimento desta situação e se concorda com esta grave redução do serviço público prestado pela STCP, perguntando também se estas medidas se enquadram na estratégia de privatização da empresa.



Mais artigos de: Breves Nacional

Apoiar o movimento associativo

A Câmara de Vendas Novas apoiou o movimento associativo, em especial as instituições de natureza solidária, desde 2006 até ao momento, com cerca de um milhão de euros, sendo que neste valor estão incluídos mais de 650 mil euros em subsídios e mais de 384 mil...