Jerónimo de Sousa saúda Raúl Castro

Em nota enviada ao Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba, que abaixo publicamos na íntegra, o Secretário-geral do PCP saudou a eleição Raúl Castro e, através dele, felicitou « os comunistas e o povo cubanos pela ampla discussão colectiva, militante e popular que constituiu o VI Congresso do Partido».

 

«Estimado camarada,

«Ao conhecer os resultados e conclusões do VI Congresso do Partido Comunista de Cuba envio-te as minhas fraternais saudações e as calorosas felicitações pela tua eleição como Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba.

«Ao fazê-lo, gostaria, em nome do Partido Comunista Português, de felicitar os comunistas e o povo cubanos pela ampla discussão colectiva, militante e popular que constituiu o VI Congresso do vosso partido, e em particular o período da sua preparação.

«Acompanhámos com muito interesse e fraterna solidariedade a vossa reflexão sobre as formas de defender e aprofundar a revolução socialista, enfrentando simultaneamente os complexos desafios com que Cuba está confrontada no contexto do aprofundamento da crise do capitalismo e da continuação dos ataques, ingerências e conspirações contra o vosso povo e a vossa pátria.

«As conclusões do vosso Congresso que entretanto foram divulgadas inspiram-nos confiança.

«Demonstram que a revolução socialista não se imobiliza perante a exigência dos tempos, revelando uma alta capacidade de reflexão colectiva, de autocrítica e adaptação, mantendo simultaneamente os seus princípios em prol dos interesses dos trabalhadores e do vosso povo, da justiça social, do progresso, da independência e soberania da vossa pátria, do Socialismo e do Comunismo.

«Uma confiança que tem fundações firmes na admiração que os comunistas portugueses têm pela heróica história de luta do vosso povo e que nestes dias comemora os 50 anos de dois acontecimentos bem demonstrativos da coragem, determinação e unidade do vosso povo: a proclamação do carácter socialista da revolução cubana e a vitória de Playa Giron, pelas quais vos saudamos calorosamente.

«Formulamos os melhores votos de sucessos nas tarefas que, para lá das mais altas responsabilidade de que já foras investido pelo povo de Cuba na condução dos destinos da revolução e do país, assumes agora no Partido Comunista de Cuba. Ao fazê-lo gostaria igualmente de afirmar a profunda admiração e a calorosa amizade que os comunistas portugueses nutrem pelo camarada Fidel Castro, líder histórico da vossa revolução, uma das mais destacadas personalidades do movimento comunista e revolucionário internacional.

«Expressando-te a minha vontade de num momento próximo te poder exprimir pessoalmente a fraterna amizade dos comunistas portugueses, confirmo-te a nossa determinação em prosseguir e intensificar as relações de amizade e cooperação que unem os nossos dois partidos e em contribuir para o aprofundamento dos laços de amizade entre os povos de Portugal e de Cuba.

«Recebe, querido camarada, as fraternais saudações do Partido Comunista Português.»



Mais artigos de: Internacional

Imperialismo intensifica agressão

A aliança euro-norte-americana intensifica os bombardeamentos contra a Líbia com o objectivo de derrubar o único regime que não domesticou completamente no Magreb.