PCP saúda povo saaráui

Por ocasião do 35.º aniversário da proclamação da República Árabe Saaráui Democrática, o Secretariado do Comité Central expressou junto da Frente Polisário as fraternais saudações dos comunistas portugueses.

Em nota enviada na segunda-feira, dia em que se assinalou a efeméride, o Partido Comunista Português lembra que está, «desde o primeiro momento, solidário com a heróica luta do povo saaráui pelo seu inalienável direito à autodeterminação, a ter uma pátria livre, soberana e independente».

«O PCP denuncia a repressão, a exploração, a violação dos direitos humanos e o permanente bloqueio por parte do Reino de Marrocos a um real processo de paz e a uma justa solução para o conflito» e, «condenando a brutal e ilegal ocupação do Saara Ocidental e denunciando a conivência dos EUA e da União Europeia para com esta, reafirma que continuará a intervir, em prol do efectivo e imediato respeito dos direitos do povo saaráui, aliás, como determina o direito internacional», acrescenta-se no documento.



Mais artigos de: Internacional

Solidários com as lutas

O PCP expressou solidariedade para com os levantamentos populares em diversos países árabes, mas alerta para «as tentativas de condicionar e reverter os avanços até aqui conquistados pela luta de massas».

Povo exige reconstrução e séria

Milhares de pessoas assinalaram em luta, no passado fim-de-semana, a passagem do primeiro aniversário sobre o violento terremoto que devastou o Centro e o Sul do Chile, em Fevereiro de 2010. A maior acção de massas ocorreu em Concepcíon, onde duas marchas elevaram o tom dos protestos contra o...

Palestina vencerá

A convite do AKEL, o PCP participou, nos passados dias 25 e 26 de Fevereiro, em Nicósia, no Chipre, numa conferencia Internacional sob o lema «A questão Palestina e a Solidariedade da Esquerda com a luta do heróico povo da Palestina». A iniciativa realizou-se num momento particular, tendo...